Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 07 15:18

Leãozinho Legal quer aumentar arrecadação Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

Leãozinho Foto: Thales Ferreira Leãozinho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Leopoldo (COMDEDICA) lançou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a campanha de arrecadação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O lançamento do Leãozinho legal - Destine seu imposto para um projeto cheio de garra ocorreu na prefeitura de São Leopoldo.

 

Com os recursos arrecadados as entidades poderão realizar melhorias significativas nas estruturas, manutenção e ampliação dos projetos de atendimento, gerando benefícios à comunidade atendida. A campanha de mobilização visa à destinação de até 6%do Imposto de Renda (IR) Pessoas Físicas – no formulário modelo completo – e 1%de Pessoas Jurídicas – no lucro real. A Pessoa Física que quiser doar 6% do imposto de renda para entidades não governamentais do município, que desenvolvem atividades de assistência social, tem até 29 de dezembro para fazer a doação. Após este período é possível doar apenas 3%. A campanha foi idealizada em função do potencial de arrecadação frente ao que é arrecadado. De acordo com a presidente do COMDEDICA, Rejane Bottega, é possível arrecadar mais de R$ 6 milhões, sendo recolhidos para o fundo, no entanto, pouco mais de R$ 360 mil. “Nenhum centavo deste dinheiro fica com a prefeitura. Todo ele deve ser revertido para as entidades”, ressaltou.


 

O prefeito Ary Vanazzi destacou a importância da campanha de mobilização de arrecadação frente à situação financeira do município e ao corte de 98% dos repasses do governo federal para assistência social. “Temos um problema estrutural no país, que vai se agravar. O governo perdoa dívida de bancos e grandes empresas, diminui o salário-mínimo, aumenta o gás de cozinha. É uma bola de neve que estoura nas prefeituras”, disse Vanazzi.


 

Como doar

Para doar é preciso fazer um cálculo aproximado do imposto devido, com base no valor pago nos anos anteriores. O cálculo é feito em cima do valor devido do imposto, ou seja, o valor final (retido em folha menos o valor restituído ou o valor retido em folha mais o complementado). O próximo passo é fazer um depósito de 6% (Pessoa Física) ou 1% (Pessoa Jurídica) do imposto de renda na conta do FMDCA, identificando CPF ou CNPJ do doador. Depois, é importante enviar uma cópia do comprovante de depósito ao FMDCA pelo e-mail fmdca@saoleopoldo.rs.gov.br. Guarde o comprovante para apresenta-lo na sua declaração do imposto de renda. Ele será a garantia de restituição do valor doado.

 

Fundo da Criança e do Adolescente

CNPJ 19.099.288/0001-21

 

Contas correntes:

Banco do Brasil

Agência 0185-6 c/c 63758-0

 

Banrisul

Agência 0410 c/c 04.209333.0-4

 

Conheça os projetos que o Leãozinho Legal apoia www.leaozinholegal.com.br

 

[Jornalista: Monique Marcolin - MTb 12.741 | Decom/PMSL]


 

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h