Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 15 de Maio de 2018 15:32

Conselho debate destinação de áreas para moradia

A reunião mensal do Conselho de Habitação foi pautada pelo debate sobre o acesso à moradia na cidade. Por conta da falta de recursos e do enfraquecimento do programa Minha Casa Minha Vida, São Leopoldo focou suas ações na regularização fundiária e na infraestrutura dos condomínios. Aos participantes, a secretária de Habitação Karina Camillo informou que na região nordeste está sendo desenvolvido o Projeto de Inclusão Urbana-Loteamento Esperança, que irá devolver duas áreas ocupadas do Loteamento Padre Orestes para a implantação de equipamentos urbanos e recuperação ambiental. As famílias que atualmente ocupam estas áreas, serão reassentadas dentro do projeto, nas áreas definidas para regularização fundiária, com aprovação legislativa específica.
Na sequência foi debatida a proposta de alteração do Plano Diretor, onde os conselheiros questionaram o andamento e a tramitação do mesmo, ficou acordado que o tema será tratado junto com a Superintendência de Urbanismo na próxima reunião.
Outra boa notícia diz respeito a duas ocupações ocorridas na última semana. Uma no bairro Campina e outra no leito viário da Avenida Thomaz Edson, no bairro Vicentina. Em ambos os casos, a Secretaria de Habitação e a Guarda Municipal foram acionadas, e os locais foram desocupados, retirados os materiais que estavam sobre as áreas públicas, e as famílias  referenciadas pela Semhab, para análise e possível indicação em projetos habitacionais futuros, desde que não tenham sido contempladas no passado. 
“Nossa pasta tem como princípio o diálogo para a resolução de conflitos. Os terrenos ocupados não eram apropriados para morar, a alta-tensão oferecia riscos. Após negociação, o grupo concordou em se retirar. Seguimos trabalhando na elaboração de políticas públicas destacou. 
As reuniões do Conselho de Habitação ocorrem mensalmente no Centro Administrativo, e a próxima ocorre no dia 05 de junho.
 

[Jornalista Romeu Finato| MTb 12042 | Superintendência de Comunicação-Scom/PMSL]

 
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h