Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 15 16:43

Aumenta prazo de validade dos alvarás provisórios em São Leopoldo

A Câmara de São Leopoldo aprovou, na sessão desta quinta-feira, dia 10 de maio, o Projeto de Lei que amplia o prazo de validade dos Alvarás de Localização e Funcionamento Provisórios para os empreendimentos com baixo ou médio risco de incêndio. A validade - que era de, no máximo, 1 ano agora foi ampliada para até 2 anos, desde que a empresa comprove que está buscando, com periodicidade, a regularização do seu negócio.

 

Conforme a Lei Complementar nº 14.376/2013, conhecida como Lei Kiss, sancionada pelo Governo do Estado em 2016, é permitido aos municípios concederem o prazo de 1 ano, renovável por igual período, os Alvarás de Localização e Funcionamento para empresas - de baixa complexidade, baixo e médio grau de risco e baixo potencial poluidor - que se encontram irregulares.

 

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Rafael Souza, essa alteração proporcionará maior agilidade nos processos de regularização das atividades econômicas do município. “Anteriormente, a legislação municipal tinha um prazo de 180 dias, o que acarretava em prejuízo para o funcionamento das empresas, pois muitas vezes os tramites de liberação de documentos ultrapassava o período que estava previsto. Mas agora, com essa nova medida, reduziremos a burocracia e dar continuidade nos serviços prestados pelas empresas situadas em São Leopoldo”, disse o secretário.

 

Para a chefe do Departamento de Alvarás, Liane Chies, a medida trará benefícios, tanto para os empresários quanto para a cidade. “Ficamos contentes com aprovação da referida lei, tendo em vista que a mesma vai agilizar a liberação do alvará e, consequentemente, proporcionar maior satisfação ao munícipe”, salientou.

 

Após a sanção do Poder Executivo, a prorrogação do prazo dos alvarás poderá ser solicitada pelo contribuinte na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), no andar térreo da prefeitura de São Leopoldo.

 

[Texto: Amanda Bier - estagiária da SEDETTEC | Supervisão: Aline Marques - MTb: 8929 | Scom/PMSL]

 

 

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h