Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 16 15:41

Emenda parlamentar será destinada à criação de Centro de Atendimento em São Leopoldo

Na quinta-feira, 17 de maio, o Deputado Federal Dionilso Marcon (PT-RS) apresentará uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, destinada à criação do Centro de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Ivi Fuchs, em São Leopoldo. O projeto para a fundação do Centro é liderado pela Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária (Semusp), que organiza a Semana Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. O secretário da Semusp, Carlos Sant'Ana, destaca que o Centro vai garantir um atendimento médico necessário e imediato a crianças e adolescentes vítimas de violência. “Este projeto fará que o trauma seja minorado logo após a agressão e, além disso, providenciará as perícias necessárias ao processo penal e a responsabilização dos autores da agressão”, comentou Sant'Ana.


A Lei 13.431/17, conhecida como Lei de Escuta Protegida, de autoria da Deputada Maria do Rosário (PT-RS), estabelece princípios para proteger crianças e adolescentes vítimas de violências. Desta forma, através da criação de Centros de Atendimento Integrado, salas de escuta especializada e/ou de depoimento especial e capacitação de profissionais, é possível evitar a revitimização. “Estudos apontam que hoje crianças e adolescentes são ouvidos mais de dez vezes ao longo de um processo judicial, precisando ‘reviver’, a situação de violência sofrida para diversos órgãos da Rede de Atendimento e Responsabilização”, pontua a diretora de Política de Segurança Cidadã, Raquel Zimmermann.


Com base no modelo do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI), do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), o Centro homenageia a assistente social Ivi Fuchs, em função de sua trajetória no Hospital Centenário, onde exerceu um trabalho especializado com crianças e adolescentes da região.


[Texto: Andressa Lima – Estagiária SESDEC | Supervisão: Rodrigo Machado – Jornalista MTb - 14.433 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h