Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 12 16:11

Diretoras de escolas da região leste se reúnem com a Smed

A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) está realizando, até 15 de junho, um conjunto de reuniões junto às escolas da rede municipal onde estarão em pauta informações sobre a nova organização da mantenedora. Na manhã desta terça-feira, 12 de junho, a visita ocorreu na Escola de Ensino Fundamental Emílio Meyer, no bairro Feitoria, reunindo diretores (as) e vices das EMEFs Arthur Ostermann; Barão do Rio Branco; Dilza Flores; Emílio Meyer; Germano Sperb; Olímpio Albrecht; Osvaldo Aranha e Senador Salgado Filho, além das EMEIs Carlos de Souza Moraes e Waldir Artur Schmidt.

O secretário de Educação, Ricardo Fernandes da Luz, apresentou a política educacional a ser implantada na gestão e o novo grupo de trabalho. “A visita está sendo realizada de forma regionalizada, atendendo a sugestão das próprias escolas”, explicou Ricardo às diretoras presentes. “Nós organizamos uma reunião bastante objetiva, com informações pertinentes às escolas, além de buscar junto às direções o entendimento do contexto e momento histórico que estamos vivendo. Por conta da emenda 95, que foi aprovada em 2016, mas que precisava ter sido discutida nas escolas enquanto tramitava, o nosso sonho de educação integral vai exigir de nós muita criatividade num momento em que o recurso não existe”, ressaltou.

A equipe de diretores da Smed é composta pela diretora Pedagógica, Carla Ecosteguy; diretor de Tecnologia para Educação, Evandro Paixão; diretora Administrativa, Lionela Goulart; chefe de Recursos Humanos, Tissiana Araújo de Souza; diretora Financeira, Joceane Gasparetto; chefe de gabinete Renata Matias; e da Assessoria de Gabinete, Tatiane Almeida.


Educação e cidadania

Carlos Santana, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária, também participou da reunião para apresentar o trabalho combate ao abandono escolar, exploração sexual e do trabalho infantil a ser desenvolvido entre Smed e Semusp. De acordo com o secretário, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que “a educação é o primeiro passo para a redução dos homicídios. Para cada 1% a mais de alunos nas escolas, há uma queda de 2% na taxa de assassinatos”. O início do abandono da escola se dá entre o 5º e 6º ano.

[Foto e texto: Monique Marcolin – Mtb 12741 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h