Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 11 18:09

Vanazzi participa do "Simpósio Eu quero saber" na EMEF Paulo Beck

Hipótese, ideia, compromisso, referencial teórico e inovação. Estas palavras são a síntese do projeto “Eu quero saber” da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Beck. A iniciativa é voltada para a inserção da cultura científica dentro da escola. Na quarta-feira, 11 de julho, o prefeito Ary Vanazzi esteve na escola para conhecer alguns projetos de pesquisa realizados pelos alunos e alunas. Ao todo, são 23 projetos que envolvem estudantes de todas as séries. A exposição dos trabalhos ocorrerá até o dia 12.

Em 2017, um dos trabalhos da Paulo Beck foi credenciado para participar da Fecitec Girasoles que ocorrerá em agosto na cidade de na cidade de Encarnación, Paraguai. Conforme a estudante Iasmim Tauane, de 16 anos o seu grupo pesquisou sobre Gestão Juvenil. “A Gestão Juvenil dentro da escola abre possibilidade para viverem novas experiências através da pesquisa científica. Os alunos sentem-se parte da escola e buscam soluções para problemas relacionados com a comunidade escolar”, afirmou a estudante.

O prefeito Vanazzi ficou emocionado com a dedicação e o empenho das crianças durante os processos de produção de conhecimento. “A busca pelo conhecimento deve ser incessante. Nossas crianças possuem um potencial enorme e eu fico muito feliz em saber que nossa rede municipal está produzindo trabalhos tão bem fundamentados como estes que conheci aqui. Parabéns para todas nossas crianças”, disse o prefeito.

O secretário de Educação, Ricardo da Luz, comentou que a iniciativa promove a integração entre as diferentes séries. “Os estudantes das séries finais são responsáveis por orientar os mais novos nos processos de produção científica. Isso favorece a autonomia, a empatia através da criatividade”, destacou o secretário.

As atividades são coordenadas pela diretora da EMEF Paulo Beck Anette Morelle. De acordo com a ela “alunos e professores de diversas turmas desenvolveram pesquisas sobre assuntos variados”, ressaltou Anette. As melhores pesquisas vão participar da Motic. A Motic é realizada pela Smed, com o objetivo de difundir e promover a pesquisa científica na Educação Básica e tem apoio da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, voltada para alunos e professores.

[Foto: Thales Ferreira - MTb 18.891 |Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h