Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 10 15:40

Comitiva leopoldense tem agenda intensa em Bruxelas

No segundo dia de debates no Seminário de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia, em Bruxelas, nesta quarta-feira, 10 de outubro, o prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos apresentaram os projetos da cidade de São Leopoldo e de Viana do Castelo (Portugal). As propostas de cooperação envolvem ações ambientais e de energias renováveis. O processo faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana para América Latina (IUC LAC) onde estão presentes 67 cidades e regiões de todos os continentes e cinco cidades brasileiras.

Conforme o secretário Pedro Vasconcelos, compõe a programação do Seminário reuniões com instituições governamentais e da iniciativa privada. “Nosso objetivo é mostrar as potencialidades e a importância dos projetos e buscar financiamentos. Como não existe a possibilidade de receber recursos do Governo Federal, buscar investimentos internacionais é uma alternativa para viabilizar estas ações”, explicou.

Para Vanazzi, este encontro é a materialização da excelente cooperação técnica com a cidade de Viana do Castelo. “A União Europeia está abrindo esta possibilidade para São Leopoldo. É uma oportunidade extraordinária para superar esta crise financeira em que estamos passando. Temos a representação de mais de 60 países. Além dos projetos do programa com Viana de Castelo vamos apresentar para os investidores os projetos da revitalização da Independência e da Rua da Praia”, destacou. Outro aspecto destacado pelo prefeito como resultado do programa é a possibilidade de troca de ações empresarias entre corporações de São Leopoldo e da União Europeia.

O trabalho realizado entre São Leopoldo e Viana de Castelo apresentado resultou no plano de ação: Melhoria da gestão urbana e ambiental. O planejamento contempla quatro áreas: gestão de áreas verdes urbanas, gestão eficiente da água, gerenciamento de resíduos sólidos e estratégia de energia e eficiência energética. Entre os projetos definidos estão a restauração (reabilitação) da Casa Roessler – Implantação da Sala (centro) de Monitoramento e Pesquisa e Projeto do Barco Escola (dois barcos): monitoramento, pesquisa, educação ambiental e ecoturismo. 

A comitiva leopoldense, composta pelo prefeito, o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos e a procuradora-geral do município, Angelita Rosa, acompanha o 2º encontro cidade-cidade do Programa Internacional de Cooperação Urbana para América Latina (IUC LAC), que ocorre durante a programação da Semana da União Europeia. O encontro se encerra em 12 de outubro.


[Fotos: Divulgação |Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h