Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 11 15:23 - Gabinete

Vanazzi apresenta plano de ação e projetos no Seminário da União Europeia

Bruxelas Foto: Divulgação Bruxelas
Na quinta-feira, 11 de outubro, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (Portugal), José Maria Costa, apresentaram os Planos de Ação e os Projetos das Cidades durante o Seminário Internacional do Programa de Cooperação Europeu IUC-LAC. O objetivo das lideranças municipais das duas cidades é pleitearam junto a União Europeia o financiamento para executar os projetos de construção de dois barcos-escola, um para cada cidade.

Em sua fala o prefeito afirmou que a atual administração está projetando a retomada de parcerias para promover o desenvolvimento econômico e social através do diálogo para a atração de investimentos europeus. “Do que nós já estamos executando, 50% são investimentos locais e 25 % a ideia é que sejam investimentos privados através de parcerias com empresas e o terceiro é a busca de financiamentos”, esclareceu o prefeito.

Na segunda mesa sobre Fontes de Financiamento para a Cooperação Urbana Europa-América Latina, Vanazzi abordou a importância dos fundos europeus financiarem os planos de trabalho frutos da cooperação, considerando as dificuldades cada vez maiores de financiamento no Brasil e na América Latina “Como não há previsão de ampliação de recursos do Governo Federal e do Estado do Rio Grande do Sul, precisamos ir atrás possibilidades reais de investimentos”, frisou Vanazzi. 

A proposta de São Leopoldo inclui também a implantação do Centro Integrado Socioambiental na Casa Roessler, um espaço para planejamento de projetos socioambientais, pesquisa e educação ambiental, programa de organização e tratamento de dados de indicadores ambientais e novas instalações e reforma das estruturas do Parque Imperatriz. Outra ação apresentada foram os estudos para a criação do Plano Municipal de Energia e Eficiência Energética (PMEEE), com a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal, aplicação de normas de eficiência energética no Centro Administrativo, modernização do parque de iluminação pública e implantação de fontes de geração de energia limpa (biomassa, solar, fotovoltaica, eólica). Também dentro dos projetos de interesse comum no setor de regulação, eficiência energética e redução de perdas do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), instalação de placas fotovoltaicas nos equipamentos da autarquia e de turbo geradores como alternativa às válvulas redutoras de pressão, onde a energia utilizada no processo é convertida em energia elétrica.

A presença do prefeito Ary Vanazzi em Bruxelas está integrada na Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018. Trata-se de um evento anual de quatro dias onde representantes das administrações municipais podem trocar experiências sobre boas práticas de administração pública e conhecimentos sobre o Desenvolvimento Sustentável Regional e Urbano. A comitiva leopoldense, também composta pelo secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos e a procuradora-geral do município, Angelita Rosa. O encontro faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana para América Latina (IUC LAC) e se encerra em 12 de outubro.
 
[Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h