Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 08 15:09

Aberta a VI Feira Microrregional de Economia Solidária em São Leopoldo

Foi com o espírito de solidariedade, autogestão e cooperativismo que iniciou nesta quinta-feira, 8 , em São Leopoldo, a VI Feira Microrregional de Economia Solidária do Vale do Sinos. O evento reúne expositores de cinco municípios da região para comercializar, durante três dias, produtos artesanais, orgânicos e caseiros a toda comunidade. A feira, que seguirá na sexta e no sábado, dias 9 e 10, está sendo realizada na Praça Tiradentes, Centro, em frente à antiga prefeitura, das 9h às 19h.


A cerimônia de abertura, que iniciou com um café da manhã colaborativo promovido pela Comissão Regional de Economia Solidária, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que falou da importância das feiras populares. “Sempre apostamos na Economia Solidária, mas agora, em um momento de crise, cabe a nós, da prefeitura, fortalecer vínculos e articular espaços para realizar mais atividades como essa na cidade”, salientou o prefeito, lembrando também da implantação do sistema de Wi Fi gratuito na Praça da Paz, na Vila Brás, bairro Santos Dumont, que ocorrerá neste domingo, dia 11, a partir das 9h. “Queremos redemocratizar as praças da cidade e, para isso, contamos com a ajuda dos feirantes da Economia Solidária e de toda a comunidade”, completou.


Segundo o presidente da Associação dos Artesãos da Feitoria, Luis Fabiano Tavares Soares, a feira é um instrumento muito importante para todos os artesãos. “Além de vender, aqui conseguimos divulgar o nosso trabalho”, salientou. Para a representante dos fóruns e membro da comissão organizadora, Sueli Angelita da Silva, a expectativa para as vendas é boa. “Planejamos tudo a mais de três meses. Acredito que com a ajuda do tempo, quente e ensolarado, todos os artesãos irão sair satisfeitos”, disse.


Para o ato de abertura também se fizeram presentes a vice-prefeita Paulete Souto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Rafael Souza, o diretor de Economia Solidária e Microcrédito, Henrique Schuster, a coordenadora da Fundação Luterana Diaconia (FLD), Geogia Maria da Silva Santos, o gestor de Sapucaia de Sul, José Medina, e o represente de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira.




Feira segue até sábado, dia 10


Quem não puder visitar hoje a Feira Microrregional de Economia Solidária não precisa se preocupar. Até sábado, dia 10, o público poderá adquirir, das 9h às 19h, diversos produtos artesanais, orgânicos e caseiros dos expositores de São Leopoldo, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. Além das vendas, haverá ainda um espaço multicultural, com roda de conversas, trocas solidárias e atrações artísticas, na Praça Tiradentes, Centro, em frente à antiga prefeitura.

 

[Texto: Amanda Bier - estagiária da SEDETTEC | Supervisão: Aline Marques - MTb: 8929 | Scom/PMSL] 

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h