Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 13:09

Índice de homicídios apresenta queda em São Leopoldo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) mostram a redução de 51% dos homicídios no município entre 2017 e 2018. De acordo com os dados a cidade registrou 40 casos de homicídios até novembro e 82 no ano de 2017.

O diretor de Planejamento da Semusp, José Carlos de Oliveira, destacou as principais regiões onde o número reduziu significativamente. “As regiões que apresentam um alto índice são os bairros Santos Dumont e Vicentina, mas essas áreas também apresentaram uma considerável redução nos índices. O principal fator dos crimes ainda é o tráfico”, finalizou.

O diretor-geral interino da Guarda Civil Municipal (GCM), Pedro Gimenez, ressaltou que os investimentos fora essenciais “Vamos seguir investindo para continuar reduzindo os índices de criminalidade, e intensificando as ações. Buscamos sempre ampliar conhecimentos para melhorar o atendimento a população”, salientou.

E ainda segundo ele. “Participamos também de reuniões de bairro, onde tentamos auxiliar mais a comunidade”, finalizou.


Investimentos na Segurança

Parte do dinheiro das multas de trânsito e da Zona Azul foi destinado nos anos de 2017/2018 na compra de quatro novas viaturas, etilômetros, campanhas educativas no trânsito e prevenção. O ano de 2017 marcou o primeiro ano que a gestão da multa de trânsito foi feita integralmente pela Semusp.


Gabinete de Gestão Integrada Municipal

No ano de 2018 também foram realizadas reuniões com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Buscando promover ações conjuntas na prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade.


Garantia de participação popular

Em dezembro de 2018 foi criado o Conselho Popular de Segurança e Fundo Municipal de Segurança Urbana. O Conselho foi criado para ampliar a relação da população com os agentes nas ações para o combate à violência. As decisões servirão de base para dar rumo às atividades desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública, possibilitando a participação da comunidade de forma transparente e igualitária.

O Fundo tem como objetivo apoiar ações e projetos na área de segurança pública com ênfase na prevenção a criminalidade. O Fundo será composto principalmente por dinheiro do estacionamento rotativo pago (Zona Azul).


[Foto: Thales Ferreira - MTB 18891 | Texto: Lohana Souza - estagiária da Semusp | Supervisão: Aline Marques - MTb: 8929 | Scom/PMSL]

 
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h