Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 21 de Maio de 2020 16:33

Profissionais de saúde da UBS Campina testam negativo para coronavírus

 

A Secretaria da Saúde (Semsad) informa que as duas técnicas de enfermagem, que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) Campina, testaram negativo para a covid-19. Os testes foram realizados pelo Laboratório Feevale. Foi aplicado nas servidoras o protocolo padrão para quem tem sintomas gripais: atestado e a coleta de material para exame. Assim que foi constatado negativo, elas retornam ao seus postos. 


O afastamento gerou especulações e até notícias falsas na comunidade. Por conta disso, o secretário da Saúde Ricardo Charão esclarece que todas as equipes de saúde têm os equipamentos de proteção necessários. “Garantimos além do que é exigido, justamente por ser algo essencial aos trabalhadores e à quem chega para buscar o serviço. E mais: todas as unidades passam por processos periódicos de higienização”, reforçou.


Charão lembrou que casos de covid-19 podem sim ocorrer, visto que se trata de uma pandemia e que os profissionais estão na linha de frente. “Quando tiver essa situação, há um protocolo que afastamento e monitoramento do funcionário, de seus contatos e também se faz um novo serviço de higienização. Mas não há nenhum risco acentuado na Campina. O cuidado a ser tomado lá é o mesmo de qualquer lugar: lavar as mãos, usar máscara, evitar contato, passar álcool gel e lavar as roupas quando vier da rua”, enumerou.

Todas as UBS funcionam normalmente

A rede pública já teve dois servidores positivados, um já recuperado e outro que permanece afastado. Todas as UBS funcionam normalmente no município, incluindo as salas de vacinação da UBS Campina e Imigrante que estavam fechadas.

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h