Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 07 15:02

Acordo garante abastecimento de água para Coojavit

Compromisso entre Prefeitura e Corsan acaba com demanda de 12 anos e atende 175 famílias

Foto: Charles Dias

 

 

Dentro de 90 dias, as 175 famílias da Cooperativa Habitacional Jardim Vitória (Coojavit), limite entre os municípios de Estância Velha e Novo Hamburgo, receberão água em suas residências, resultado de um acordo feito entre a Prefeitura de São Leopoldo, através do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em reunião intermediada pela Secretaria Municipal de Habitação, na manhã desta terça-feira, 7 de março.

 

O acordo prevê a instalação de um macromedidor e a interligação em um reservatório da região pertencente à Corsan  e a compra da água pelo Semae, que repassará a cobrança aos moradores.

 

Conforme o titular da Habitação, Nelson Spolaor, o processo é uma sequência do que foi iniciado em 2005 entre o Município e a Coojavit. “Esta parceria vai promover a interligação entre o reservatório da Corsan localizado em Estância Velha que, por sua localização geográfica, se encontra mais perto do que o reservatório do Semae”, explicou o secretário. Conforme o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, a interligação com a rede do Município seria muito onerosa.  “Para interligar com nossa rede teríamos que instalar uma rede de 7 quilômetros com um custo superior ao que esta parceria nos proporciona. Após todo processo concluído o Semae será responsável pela gestão de manutenção na área da cooperativa”, comentou.

 

O presidente da Cooperativa, Jair Silva dos Santos, ressaltou a importância do acordo. “Buscamos as parcerias apropriadas para resolver as demandas existentes. Fizemos uma adequação no projeto de rede de abastecimento de água no loteamento para receber a rede com água tratada”, disse Jair.

 

Participaram da reunião por parte da Corsan o Superintendente Regional do Vale do Sinos, Alberto Paganella e o chefe da Unidade Estância Velha, Marco Prade.  Eles irão encaminhar com a presidência da Companhia a confecção de um termo de contrato padrão para o procedimento.

 

[Jornalista: Rodrigo Machado | Jornalista - MTb 14433 | Decom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h