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Segunda-feira, 13 de Março de 2017 16:31

Cebola é o item com maior redução de preço em março

Cesta Básica Março 2017 Cesta Básica Março 2017
O Procon de São Leopoldo constatou a variação de -1,53% na cesta básica, conforme a pesquisa realizada no mês de março. O produto com maior redução de preço foi a cebola com -41,60%, já o aumento maior fico com o  sabão em barra , 18,78%. Outros produtos que contribuíram para a variação negativa foram o feijão (-27,15%), a salsicha (-26,42%) e a margarina (-19,29%).
Conforme Anajara Nowatzki, servidora do Procon e realizadora da pesquisa, a redução do preço da cebola foi acentuada pelo fato de que em fevereiro dois estabelecimentos ofertavam apenas a cebola roxa, que tem maior valor comercial. "São as situações reais enfrentadas pelo consumidor. Parte dessa variação deve ser atribuída à presença da cebola branca ou nacional em todos os estabelecimentos", explicou.
A redução do preço do feijão chamou a atenção de Tiago Damasceno, também servidor do Procon. "O feijão surpreendeu ao reduzir -27,15%. Não foi apenas em um estabelecimento pesquisado. Foram em todos", afirmou. 
Outro fato curioso foi encontrar em dois estabelecimentos, o item sabão em barra, com peso de 400 gramas, quando o peso mais comum encontrado é o de 200 gramas. Para reproduzir com mais fidelidade os parâmetros comparativos da pesquisa, não foram considerados os mercados que não apresentavam o produto com 200 gramas. Damasceno acrescenta ainda, que dos itens encontrados com 200 gramas, os preços aumentaram, comparados ao mês anterior.  Anajara é cautelosa ao afirmar que este produto esteja adquirindo um novo peso. “Ainda é cedo. Vamos acompanhar mensalmente este produto”, ressaltou.  
 
Pesquisa mensal
O Procon realiza mensalmente um levantamento de preços nos quatro maiores supermercados do município, com o objetivo de verificar a variação de preços neste período e incentivar o consumidor a realizar uma prévia pesquisa de preços. “As quantidades mencionadas têm por base o consumo médio de quatro pessoas e a pesquisa consiste em identificar o menor valor e a marca de cada um dos 27 itens da cesta básica, em cada um dos estabelecimentos”, esclarece o diretor do Procon, Clovis Okada.
 
Dia mundial do consumidor
Dia 15 de março é comemorado o dia mundial do consumidor. Alusivo a esta data, o Procon estará na rua Independência, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo, das 10h às 12h, orientando a população e divulgando a ação “Consumo consciente e atitude. Plante essa ideia”.
 
O Procon municipal está localizado na avenida Dom João Becker, 754, no Centro Administrativo. O novo horário de atendimento ao público da prefeitura desde o dia 6 de março é das 10h às 16h. A distribuição de senhas do Procon ocorre das 10h às 15h. Os telefones do Procon são o 151 e (51) 3526-5144.
 
 
De olho nos produtos- o diretor do Procon alerta sobre as promoções
Ao percorrer os corredores dos mercados é cada vez mais comum encontrar promoções do tipo “Na compra de 2 itens, o segundo sai por R$xx”; “Pague 3, leve 4” ou “Leve 12, pague 11”. São ofertas que buscam oferecer um desconto para o consumidor que adquire mais de um determinado produto. Na maioria das vezes, lembra Clovis Okada, estas promoções são vantajosas. “Tenha sempre em mente o preço real unitário médio daquele produto ofertado. Muitas vezes, a propaganda que o segundo produto representa a metade do primeiro é parcialmente verdadeira. Ou seja, naquela promoção representa 50% do primeiro produto, mas se somarmos ambos e dividirmos por dois, o preço unitário muitas vezes é o mesmo praticado pelos mercados concorrentes'', afima. São estratégias de venda e o consumidor deve estar sempre atento a isso. Outro fator importante a ser considerado é a validade dos produtos. Levar 4 itens, pagar por 3, tendo a validade dentro do mesmo mês da compra pode significar um prejuízo para o consumidor. Para o diretor do Procon, Clovis Okada, o consumidor pode aproveitar melhor estas oportunidades se compartilhar estas compras: “Na medida do possível, combine este tipo de compra com um vizinho, um amigo ou um parente. Desta forma, todos aproveitarão a oferta, dividindo a quantidade de produtos, não sobrecarregando financeiramente e obtendo os melhores descontos”, aconselha Okada.
 
[Jornalista: Vanessa Bueno | MTb. 11.299 | DECOM/PMSL]
 
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