Acessibilidade

A + A A -
Segunda-feira, 13 de Março de 2017 15:16 Educação

Desafios para Educação são tema de abertura do ano letivo em São Leopoldo

Foto: Charles Dias

 

 

Professoras e professores da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo participam da abertura do ano letivo realizada no Anfiteatro Padre Werner da Unisinos, nesta segunda-feira, 13 de março. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) ocorre nos três turnos e vai reunir aproximadamente 1.700 professores do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Infantil.

 

A palestra “Cenário da Educação no Brasil”, ministrada por Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro do Fórum Nacional de Educação, deu o tom da abertura. “Para tentar apresentar o contexto da Educação nacional não se pode prescindir de uma análise do que acontece no mundo”, disse o palestrante. “A velocidade dos avanços na política nacional de educação sempre esteve aquém das possibilidades”, completou.

 

O prefeito Ary Vanazzi enfatizou que as políticas consistentes para Educação dependem de um processo permanente de construção. “Não existe fórmula mágica para os problemas. Queremos fazer o debate com setores importantes da sociedade e construir esta política educacional, pois a democracia é o caminho mais seguro”, disse o prefeito. “Nesse mundo onde aumenta o preconceito e o ódio, a alternativa que nos sobra – poder público e comunidade escolar - é recriar e reinventar o que estamos fazendo no cotidiano. O desafio é fazer melhor. Nossas escolas municipais talvez cumpram hoje um papel que antes não tinham, e o poder público precisa ajudar nisso, são o elo entre políticas sociais e a comunidade em que a escola está inserida”, discursou. 

 

O titular da Smed, Oneide Bobsin, destacou que os cerca de 30 mil crianças e adolescentes são a razão da atuação docente. “Estamos a serviço da Educação e, como professores, temos que conduzi-los ao conhecimento através de novos olhares”, disse.

 

Presenças
Participaram da solenidade a vice-prefeita Paulete Souto, a representante da Câmara de Vereadores, Ana Affonso, a presidente do Sindicato Ceprol, Andrea Nunes, a presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora União dos Conselhos Municipais de Educação do RS, Fabiane Bitelo, a secretária adjunta de Educação Mariléia Sell, a representante da Unisinos, Maura Corcini Lopes, entre outras autoridades.
 

Números da Rede

A rede municipal de Educação conta com aproximadamente 1700 professores nas escolas de ensino fundamental e educação infantil. As aulas nas escolas iniciaram no dia 20 de fevereiro. Em São Leopoldo, a rede conta com 36 Escolas de Ensino Fundamental  (EMEFs) e 14 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)e 41 Escolas de Educação Infantil Credenciadas, atendendo aproximadamente 30 mil alunos.

4 imagens
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h