Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 14 17:45

Fábio Bernardo assume a Saúde e garante que UPA não fecha

Novo titular aponta a atenção básica como prioridade

Fábio Bernardo Foto: Charles Dias Fábio Bernardo

''Quanto mais investimento em prevenção, menor será o gasto no Hospital Centenário''. Com esse foco tomou posse na manhã de hoje, 14 de março, no gabinete do prefeito, o secretário da Saúde Fábio Bernardo da Silva, que afirmou que a UPA não será fechada. Tanto o secretário quanto o prefeito Ary Vanazzi garantiram a continuidade do serviço com outra prestadora. “Todos os contratos estão sendo revistos. A partir de agora é a Prefeitura que dá a linha. Nós determinamos o que o prestador fará, quando e qual modelo a ser seguido”, disse Fábio. O novo secretário garantiu também que todo o serviço será pago “conforme o orçamento e com transparência”. O contrato com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Futura Sistema de Saúde e Assistência Social se encerra no próximo dia 28. O prefeito Vanazzi antecipou que novas linhas de ônibus serão criadas para facilitar o acesso da população à UPA Scharlau, que atualmente realiza em média 200 atendimentos diários, metade da capacidade proposta.


Ao dar as boas-vindas ao novo secretário, o prefeito Ary Vanazzi apontou as dificuldades a serem atacadas. “Precisamos requalificar os serviços reduzindo o custeio. Fazer funcionar as unidades menores e desafogar o Hospital Centenário. A população deve ser informada sobre o funcionamento correto do sistema”, destacou. Na solenidade que contou com a presença de amigos, funcionários e autoridades políticas, Fábio Bernardo aceitou a missão de controlar a pasta com maior orçamento do município. “É um grande desafio. Esperem bastante trabalho, diálogo e foco na atuação básica. Vamos desmistificar a frase de que servidor não quer trabalhar. O que os servidores querem é condições para trabalhar”, ressaltou. Fábio garantiu ainda que o Conselho Municipal de Saúde terá voz ativa na gestão. “Não há SUS sem controle social”. Fábio Bernardo assume o cargo até então ocupado por Marcel Frison, que acumulava a função juntamente com a Secretaria de Gestão e Governo.


Currículo

Graduado em Assistência Social, Fábio Bernardo da Silva, 42 anos, possui 27 anos de atuação profissional, sendo 19 no terceiro setor, e sete anos de administração pública. Na gestão anterior de Ary Vanazzi, Fábio Bernardo foi diretor do Departamento da Criança e do Adolescente, secretário municipal de Assistência Social e secretário Executivo da Saúde. Antes de tomar posse na Saúde, comandava a Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), no bairro Santos Dumont, que atende 150 crianças de baixa renda.

[Jornalista: Romeu Finato - MTb 12042 | Decom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h