Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017 15:44 Segurança

GGI apresenta balanço das ações de janeiro

Foto: Charles Dias

Ocorreu nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, a primeira reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) de São Leopoldo, em 2017. O balanço das ações operacionais foi apresentado na sala de reuniões do gabinete do prefeito, Ary Vanazzi. “Tenho convicção de que a transversalidade entre os agentes públicos nos possibilitou colher os primeiros frutos num curto espaço de tempo”, ponderou o prefeito.

 

Como resultado da operação integrada com todas as forças policiais, envolvidas em ações realizadas dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro, nos Bairros Santos Dumont e Rio dos Sinos, foram abordadas mais de 2,6 mil pessoas, 2,9 mil veículos e 327 motocicletas.  Foram apreendidas 11 pessoas – sendo cinco adolescentes; seis tabletes de maconha e um cigarro artesanal; 103 buchas de cocaína; 19 pontos em papelote de LSD; e 11 comprimidos de MD. O efetivo empregado na operação foram 119 praças da Brigada Militar, 41 policiais civis e 76 guardas civis municipais.   

 

De acordo com o Delegado Regional Interino Luiz Fernando Nunes da Silva (3ªDPRM), as ações tomadas desde o dia 19 de janeiro já repercutiram nos índices.  “Tivemos um pico de homicídios no início do ano e a resposta que demos, através das ações integradas e de inteligência, está diminuindo esses números”, disse o delegado apontando que as ações realizadas em São Leopoldo, através do GGI, se tornaram referência para outros municípios do Estado.

 

O secretário de Segurança e Defesa Comunitária, Carlos Sant’ana, lembrou que a gestão integrada na Segurança Pública surgiu no Ministério da Justiça, em 2002, com o objetivo de combater o crime organizado. “O primeiro gabinete de âmbito municipal no País surgiu em São Leopoldo, em 2006. A ideia é, a partir das ações integradas, reunir periodicamente os órgãos de segurança para realizar ações proativas em relação aos problemas e antecipar a formulação de soluções”, explicou Sant´ana.   

 

Participaram da reunião representantes da Susepe, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Samu, Procuradoria Geral do Município (PGM), Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Conselho Tutelar e secretarias municipais. Também foram discutidos a retomada da Operação Sossego na Rua Independência e a Implantação do Sistema Integrado de Monitoramento da PRF (rodovias) com o município (zona urbana). A próxima reunião do GGI está marcada para 30 de março.

[Fotos: Charles Dias - Jornalista: Monique Marcolin - MTb 12741 - DECOM/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h