Acessibilidade

A + A A -
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017 09:10 Limpeza Urbana

Começa a operação de limpeza do quadrilátero central de São Leopoldo

Serviços no Centro Foto: Foto: Charles Dias Serviços no Centro

Às 8h30min deste domingo, 29 de janeiro, o prefeito Ary Vanazzi deu início ao mutirão que vai passar o dia limpando as ruas do quadrilátero central da cidade. De acordo com o coordenador de Limpeza Urbana, Mário Selli, 12 quilômetros serão capinados, roçados e terão os meios-fios repintados no retângulo entre as avenidas Dom João Becker e João Corrêa e as ruas Saldanha da Gama e São Joaquim. A previsão é de que o trabalho vá até as 17h de domingo. “Se ainda faltar algo a ser feito, vamos continuar o serviço durante a semana ou no próximo fim de semana. As outras ruas do Centro também estão no calendário de limpeza e logo serão atendidas”, explica Mário Selli. Na abertura dos trabalhos, o prefeito Ary Vanazzi agradeceu aos funcionários da empresa Ecsam, que presta serviços à Prefeitura, e ressaltou que manter a cidade limpa também ajuda na autoestima da população. Os serviços de limpeza, como este, já ocorrem em diversos bairros de São Leopoldo desde a primeira semana de janeiro. Para esta ação de domingo, foram destacados 25 funcionários, dois encarregados e um gerente – além das equipes de governo e da Guarda Municipal que vai organizar o trânsito nos locais onde as equipes estarão trabalhando. 
PREVISÃO É RETIRAR OITO TONELADAS DE SUJEIRA
O trabalho envolve serviços de roçada, varredura e pintura de meio fio. As equipes também irão limpar as bocas de lobo. Além de embelezar as ruas, a inciativa tem como objetivo retirar o acúmulo de resíduos que são descartados de forma equivocada deixando a cidade limpa. Ao todo, são cerca de 12 mil metros quadrados de ruas limpas – o que deve gerar, pela estimativa do coordenador de Limpeza Urbana, Mário Selli, cerca de oito toneladas de terra, capim e resíduos.
De acordo com o prefeito Ary Vanazzi , a ação não fica restrita ao centro da cidade. “O Centro da cidade é frequentado por pessoas de todas as Regiões. Queremos devolver a dignidade para nossa população que quando vem para o Centro, seja para passear, ou utilizar o comércio encontre um ambiente limpo. Um ambiente limpo é fundamental para o bem estar das pessoas”, destacou Vanazzi. O prefeito lembrou que desde o início do governo já foram retiradas 890 toneladas de lixo extradomiciliar em diversos pontos da cidade.
POPULAÇÃO APROVA
Morador do Centro, Roberto Ugalde, 43 anos faz caminhadas pelas ruas centrais e aprova o trabalho. “É um serviço essencial esse de manter a cidade limpa. Também precisamos de ações de fiscalização para evitar que as pessoas joguem lixo em lugares inadequados”, afirmou.
Já Andreia Almeida, 38 anos, mora em Esteio, mas trabalha no comércio de São Leopoldo diz que havia muita sujeira deixada nas calçadas. “É uma inciativa muito válida. Venho todos dias para cá e sempre vejo lixo espalhado. Parabenizo a administração desta cidade, pois onde eu moro não há esse serviço de limpeza”, destacou.
Para o aposentado Paulo de Souza, 74, morador do bairro Cristo Re,i o serviço está sendo muito bem feito. “Está ficando muito bonito. Precisa mesmo tirar esta sujeira. Espero que seja feito outras vezes”, apontou.

[Texto: Rodrigo Machado | Fotos: Charles Dias | DECOM/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h