Acessibilidade

A + A A -
Segunda-feira, 13 de Março de 2017 17:45 Saúde

Prefeitura vai encerrar parceria com gestora da UPA

Decisão foi anunciada em reunião com vereadores e OSCIP Futura Saúde

UPA FUTURA Foto: Foto: Charles Dias UPA FUTURA
O secretário municipal de Gestão e Governo, Marcel Frison, anunciou nesta segunda-feira, 13 de março, que a prefeitura de São Leopoldo não renovará a parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Futura Sistema de Saúde e Assistência Social para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Scharlau. O comunicado aconteceu durante reunião com vereadores, vereadoras, membros da entidade e representantes das equipes de trabalho que atuam na UPA. O contrato com a Futura Saúde encerra no dia 28 de março.

O secretário Frison afirmou que não há interesse, por parte do município, em dar continuidade à parceria com a Futura Saúde por entender que o atual contrato é impossível de ser mantido – e também porque, devido à crise, o município não tem condições financeiras de arcar com mais de R$ 1 milhão mensais para manter um serviço que atende 50% abaixo da capacidade contratada.

“A OSCIP havia manifestado em um primeiro momento a prioridade de colocar em dia o pagamento de seus funcionários. A prefeitura fez um esforço enorme para colocar o máximo de recursos com o repasse de cerca de R$ 1 milhão, em dois meses,  para que a Futura honrasse os compromissos de salários e a OSCIP, ao que parece, não cumpriu'', destacou. Marcel Frison afirmou ainda que a meta de atendimentos não foi cumprida. “Por atender apenas usuários considerados como nível amarelo e vermelho, a meta de 400 atendimentos/dia não é alcançada. Essa meta é o que garantiria o repasse de verbas estabelecido em convênio com os governos estadual e federal''. E concluiu: ''Essas razões, mais a fragilidade financeira do município, inviabilizam a continuidade do contrato.
O secretário garantiu que, se necessário, a prefeitura assumirá a gestão da UPA ou fará um contrato emergencial, até nova licitação, equacionando as verbas disponíveis pelo município com as necessidades de atendimento e manutenção da UPA.

Participaram da reunião os vereadores Armando Motta (PRB), Arthur Schmidt (PMDB), Brasil Oliveira (PSB), David Pederssetti (PP), Dudu Moraes (PT), Fabiano Haubert (PDT), Júlio Galperim (PSD), Marcelo Buz (PMDB), Ana Affonso (PT), Edite Lisboa “Cigana” (PSB) e Iara Cardoso (PDT).
 
[Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14433 | Decom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h