Acessibilidade

A + A A -

A Festa

   
  

A SÃO LEOPOLDO FEST é uma festa já tradicional da nossa cidade, considerada a maior festa do gênero na região do Vale do Rio dos Sinos. Este evento teve sua origem nas comemorações realizadas pelos imigrantes alemães em clubes sociais, com danças, comidas e bandas típicas. 
Acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da cidade, em 1990 consolidou-se como uma grande festa, envolvendo a comunidade e expandindo-se a muitos municípios da região.

O evento oferece a oportunidade para o resgate da cultura alemã e a sua tradição, através do encontro dos imigrantes, danças, teatro, artesanato, música, com apresentação de bandas típicas, visitação aos museus, gastronomia (restaurantes tipicamente alemães). A São Leopoldo Fest acontece sempre no mês de julho, contemplando a data 25 de julho, com a duração de 10 dias. Com uma programação cultural diversificada, durante os dias de evento a média de público é de 300 mil visitantes. 

Festejar São Leopoldo como berço da colonização alemã no Brasil transforma a cidade, nesses dias de julho, no centro cultural e turístico da região e do Estado. Neste contexto, a festa vai se estender para todas as regiões do município, com atividades descentralizadas, culturais e de intercâmbio de idéias e histórias. 
São Leopoldo foi a primeira cidade do Estado fundada pelos imigrantes alemães, carregando, por isto, o título de “berço da imigração alemã”.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram as margens do Rio dos Sinos em 25 de julho de 1824. Com as sucessivas levas de imigrantes, cresceu rapidamente a colônia de São Leopoldo, atingindo no final de 1826, uma população superior a 2.000 habitantes. Em 10 de abril 1846, atendendo a pedidos da população, São Leopoldo foi levada a categoria de vila e desmembrada de Porto Alegre.

A intensificação da agricultura, e mais tarde com o início da industrialização, os imigrantes inauguraram em São Leopoldo uma nova era no território gaúcho. 
Hoje, São Leopoldo possui cerca de ‎229,678 hab. mil habitantes, tem 103,91 km2 de extensão e distante 34 km de Porto Alegre. É portal da rota romântica, que é formada por 13 municípios, entre eles Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h