Acessibilidade

A + A A -

Quero o Rio dos Sinos Vivo

Há pouco menos de seis meses, o Rio dos Sinos viveu um dos seus piores momentos. Como sinal do descuido histórico -  e até de descaso de alguns setores - o rio, que abrange 32 municípios e abastece a nossa cidade começou a agonizar. Não suportou a alta carga poluente, oriunda de esgotos e indústrias, e a baixa vazão, ocasionada pela retirada indiscriminada de água. O resultado foi trágico: a mortandade de milhares de peixes e, agora, como conseqüência, a proliferação de mosquitos.
Ações e investimentos
Nós, da Prefeitura de São Leopoldo, acreditamos que é possível reverter esta situação. Já começamos a fazer a nossa parte. Estamos investindo pesado, junto com o Governo Federal, em obras importantes visando a recuperação do Rio dos Sinos e a qualidade da água para a população. São R$ 4,5 milhões de recursos federal e municipal que estão sendo investidos em novas estações de bombeamento de água. Além disso, estamos implantado ações como limpeza de arroios, plantio de mudas, educação ambiental junto à comunidade e coleta seletiva compartilhada.
Outras duas obras de grande porte estão sendo implementadas: A instalação do Parque Imperatriz Leopoldina - em fase de expansão - e a ampliação da rede de esgoto na Estação Vicentina na área das cooperativas habitacionais, um investimento de mais R$ 4 milhões.
Outra iniciativa da prefeitura começa a tomar forma. O Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Ambiental que, integrando os municípios da bacia, prevê a captação de recursos federais e internacionais para a construção de obras necessárias à região, com o objetivo de  ampliar o tratamento de esgoto doméstico.
Mas ainda há muito o que fazer. Por isso, no Dia Mundial da Água (22 de março), a prefeitura convida a todos para uma reflexão sobre o tema, para que cada segmento da comunidade faça sua parte em prol da recuperação do Rio dos Sinos.
Vamos trabalhar para que nunca mais tragédias como àquela do início de outubro de 2006 se repitam, para que possamos ter o nosso rio cada vez mais vivo.

Campanha municipal pela preservação do Rio dos Sinos!
Adote essa idéia!

Veja nos anexos abaixo os vídeos da campanha que está sendo veiculada na RBS TV e na TV COM.

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h