Notícias
Coletivo Léliaz reforça atendimento da Sedhu com atenção à saúde mental
01/07/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Kauane dos Santos

As estagiárias de Psicologia do Coletivo Léliaz reuniram-se com a psicóloga, Vilene Moehlecke, para a supervisão coletiva do grupo. A secretária de Direitos Humanos, Adriângela Cabral Jacob, esteve reunida com o grupo na manhã desta segunda-feira, 1° de julho. Os encontros ocorrem uma vez por semana para estudo e compartilhamento das atividades que desenvolvem ao longo da semana.
O Coletivo Léliaz reúne estudantes de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que fazem o estágio final do curso na Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) em diversos trabalhos e projetos. Elas também participam de seminários voltados para formação na área de direitos humanos, na qual atuam.
A supervisora local do estágio e psicóloga da Sedhu, Vilene Moehlecke, destaca a importância de uma formação em campo, investindo nas composições entre direitos humanos, psicologia, políticas públicas e as intervenções com coletividades nos territórios de São Leopoldo. “A parceria da Sedhu com a Unisinos, nesse sentido, é fundamental, pois procuramos contribuir com uma formação em psicologia ético-estético-política, ao mesmo tempo que as estagiárias contribuem muito com a Secretaria, inserindo-se ativamente nas diversas pastas e projetos”, afirma.
A secretária Adriângela Cabral reforça a importância do coletivo: “As estagiárias são um recurso valioso para qualquer organização que trabalhe com psicologia e direitos humanos, pois trazem uma combinação única de novas ideias, energia, capacitação profissional e uma perspectiva renovada sobre os desafios e oportunidades presentes nessas áreas”.
Desde novembro o Coletivo Léliaz, juntamente com a supervisora, trabalha em grupos formados por públicos diversos com o objetivo de escutar as demandas, tanto da psicologia como em direitos humanos, que apresentam para visualizar a melhor forma e ação para ajudar e solucionar as questões discutidas nos encontros.
Os grupos organizados são:
- Cirandar: que é realizado com crianças e professores em parceria da Rede Municipal Primeira Infância, com a intenção de fazer escuta para elaboração do Plano Municipal Primeira Infância.
- Rolê Juventudes: busca trabalhar com saúde mental dentro das escolas com os jovens do Ensino Médio. O projeto piloto é realizado na EEEM Olindo Flores e envolve o Departamento de Juventude.
- Travessias: atua com migrantes em parceria com SAS, indo nos territórios, tanto nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) como em ocupações onde moram estas pessoas.
Lélia Gonzalez
Para identidade do Coletivo, as participantes escolheram o nome em homenagem à professora e ativista Lélia Gonzalez, considerada uma referência nos estudos e debates de gênero, raça e classe no Brasil, América Latina e pelo mundo, sendo uma das principais autoras do feminismo negro no país. Assim como, foi pioneira em pesquisas sobre Cultura Negra no Brasil e co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro (IPCN-RJ) e do Movimento Negro Unificado (MNU).
Texto: Jornalista Vanessa Bueno – MTb.11.299
Foto: Kauane dos Santos – estagiária de Jornalismo
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0