Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Assistência incentiva adesão ao serviço Família Acolhedora

01/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Larissa Malgarin

A iniciativa propõe acolhimento familiar para crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias 

 

A Secretaria de Assistência Social de São Leopoldo (SAS) promoveu o Piquenique do serviço Família Acolhedora no sábado, 29, no Parque do Trabalhador. A equipe da diretoria de Proteção Social Especial reuniu famílias que integram esta iniciativa e aproveitou o encontro para divulgar o serviço e conscientizar a comunidade sobre a importância do acolhimento familiar. Durante a ação, foram dadas informações e realizados atendimentos para esclarecer dúvidas e incentivar novas famílias a se cadastrarem.

O serviço Família Acolhedora é promovido pela SAS com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e afetivo para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de suas famílias de origem. Esta ação visa proporcionar um lar provisório, garantindo um desenvolvimento mais saudável até que sua situação familiar seja resolvida. Além de garantir um ambiente seguro e acolhedor, o serviço também oferece suporte às famílias de origem, buscando reestruturá-las para que, sempre que possível, ocorra o retorno da criança ao seu lar. Quando isso não é viável, o acolhimento familiar possibilita que a criança siga para a adoção de forma mais humanizada e menos traumática.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Sara Fernandes, para o sucesso do serviço em São Leopoldo, reforça-se a necessidade de ampliar a rede de famílias acolhedoras na cidade. Atualmente, há poucas famílias cadastradas, o que limita a capacidade de atendimento. Por isso, a Secretaria de Assistência Social incentiva novas famílias a conhecerem essa iniciativa e a se tornarem agentes de transformação na vida dessas crianças. Sara Fernandes destaca a importância desse trabalho: “Nosso objetivo é garantir que cada criança e adolescente tenha um ambiente seguro e afetuoso enquanto sua situação familiar é resolvida. Precisamos do apoio da comunidade para fortalecer essa rede de acolhimento.”

Para solicitar informações sobre o serviço, o contato pode ser feito pelos seguintes canais: whatsapp: 51 99337-7250 ou e-mail: familia.acolhedora@saoleopoldo.rs.gov.br. Também presencialmente na SAS, rua São Joaquim, 600, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Larissa Malgarin - Estagiária de Comunicação SAS
Texto: Duda Negri - Jornalista SAS MTB 21.977/RS

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas