Notícias
Prefeitura inicia os mutirões de consultas oftalmológicas para zerar a fila de espera
01/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Vanessa Bueno
A Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), e a ONG Juntos pela Vida iniciaram os mutirões de consultas oftalmológicas neste sábado, 1º de novembro. Neste primeiro mutirão foram previstos 35 atendimentos.
O morador do bairro Campestre, Antoninho Ramos dos Santos, 60 anos, foi um dos primeiros atendidos, após cerca de seis meses de espera. "Há tempo uso óculos para leitura, mas com a idade avançando percebi que vem reduzindo a visão. Quando fui renovar a carteira de motorista no início do ano, o médico alertou que eu estava tendo perda e devia consultar com o especialista", contou. Em seguida ele procurou a Unidade de Saúde São Cristóvão, onde foi encaminhada a consulta com oftalmologista. "Importante este mutirão", avaliou Santos.
Jairo Roberto da Silva, 69, morador do bairro Independência, também destacou a relevância do mutirão, pois buscava a avaliação de um problema no olho. "Importante para não ficar muito tempo na espera", ressaltou. Silva aguardou a consulta por cerca de quatro meses.
Lucirene Angeli, que faz parte da administração da ONG, destacou a importância da parceria para ajudar a suprir a demanda do município. Ela estava acompanhando as consultas com outras duas voluntárias da organização: Anajara Isse e Muriel Haupenthal.
Os mutirões realizados pela Prefeitura e a ONG Juntos pela Vida estão previstos para os meses de novembro e dezembro e devem chegar a 300 consultas oftalmológicas para adultos. O atendimento ocorre em uma clínica particular após serem encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As agendas são definidas pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde. Quem ainda não foi contatado, deve aguardar o chamado da Secretaria, que está seguindo conforme lista de espera.
Texto e foto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb. 11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0