Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Novo Hamburgo e São Leopoldo unem forças em campanha de doações para cidade atingida por tornado no Paraná

Municípios gaúchos, que sofreram com as enchentes de 2024, retribuem solidariedade recebida com ação conjunta para ajudar Rio Bonito do Iguaçu

12/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

As prefeituras de Novo Hamburgo e São Leopoldo estão promovendo uma ação conjunta de solidariedade para arrecadar materiais e itens essenciais destinados à cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que foi devastada pela passagem de um tornado na última sexta-feira (7). O fenômeno extremo destruiu cerca de 90% da infraestrutura do município, com ventos que ultrapassaram 330 km/h, deixando centenas de famílias desabrigadas. Segundo a primeira-dama de São Leopoldo, Simone Dutra, duas carretas saem até sexta-feira rumo a Rio Bonito do Iguaçu. 

 

Em São Leopoldo, o Ginásio Municipal Celso Morbach (Rua Dom Pedro João Becker, 313, Centro) está servindo como ponto de arrecadação dos donativos. As doações podem ser entregues nesta quarta-feira até as 22 horas e na quinta-feira (13), das 14 às 17 horas. Por Novo Hamburgo, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) está organizando a coleta e o transporte dos materiais para quem não conseguir levar pessoalmente até São Leopoldo. Basta entrar em contato pelo número (51) 98447-2958 para solicitar o recolhimento.

 

Entre os itens mais necessários estão materiais de construção para a recuperação das moradias, como fios para a rede elétrica, tomadas, chuveiros, lâmpadas, portas, janelas, fechaduras, tintas, pincéis, pás, enxadas, rastelos e forros de PVC. Também é possível contribuir financeiramente com doações via PIX, utilizando a chave CNPJ 88.368.691/0001-21, do Lions Club São Leopoldo Padre Reus. Duas carretas com os materiais arrecadados devem partir na sexta-feira (14) rumo ao Paraná.

 

O grupo de ajuda humanitária Legendários, de São Leopoldo, fez a doação de 24 colchões. ¿Com enorme gratidão, nós acreditamos que juntos somos mais fortes e temos certeza que esses colchões irão chegar a quem mais precisa¿, disse o integrante do grupo Mateus Moura de Vargas. 

 

A iniciativa reforça o espírito de solidariedade entre as cidades gaúchas, que também enfrentaram graves consequências durante as enchentes de maio de 2024. Agora, Novo Hamburgo e São Leopoldo, que receberam apoio de todo o país naquele momento, mobilizam esforços para retribuir a ajuda. Além das doações, uma equipe da Defesa Civil de Novo Hamburgo já está em Rio Bonito do Iguaçu, prestando suporte às ações de reconstrução e assistência local.

 

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Hamburgo

Foto: Fábio Pilger

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas