Quinta-feira é dia de dança e movimento na Ubs Cohab Feitoria
13/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato
No mês que marca o cuidado com a saúde do homem, a unidade básica de saúde (Ubs) Cohab Feitoria promoveu nesta quinta-feira, dia 13, uma aula especial de ritmos a céu aberto. Além dos exercícios e da dança, que ocorrem em todas as quintas, o dia de hoje contou com decoração, comidas e bebidas alusivas ao Novembro Azul. Tudo organizado na praça situada ao lado do posto.
De acordo com a educadora física Grasiele de Almeida, que coordenou a aula, o objetivo da atividade é mostrar que a saúde vai muito além de tratamentos e remédios. "Saúde também é prevenção. Praticamos aqui o que chamamos de AVD, ou seja, Atividades da Vida Diária. Exercícios que simulam e ajudam em tarefas como subir escada, amarrar tênis, enfim, ter força nas pernas. Tudo para evitar no futuro a falta de mobilidade, demência e a questão das quedas¿, enumerou. Grasiela faz parte do Núcleo de Apoio Matricial da região leste, ligado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), que tem como objetivo auxiliar tecnicamente as equipes das UBSs no cuidado em saúde dos usuários e da comunidade, atuando diretamente nos territórios.
No entanto, apesar do esforço e da criatividade dos profissionais na sensibilização sobre o Novembro Azul, a adesão masculina é baixa. Um dos participantes foi Paulo Santos, 75 anos. Morador do bairro Feitoria há apenas 6 meses, o aposentado encontrou no grupo um espaço de cuidado físico e mental. ¿Hoje vim trazer exames na UBS. Consegui encaminhamento para cardiologista e logo vim aqui participar dos exercícios e conversar com vizinhos e professores. Antes eu ficava só em casa, na frente da televisão. Sempre joguei futebol, mas tive que parar. Isso pra mim está sendo muito bom, é uma retomada¿, ressaltou.
A presença predominante feminina nos cuidados com a saúde é uma tendência não só em São Leopoldo e se retrata em números. Pesquisa realizada pelo Governo do Estado em 2020 mostra que a expectativa de vida das mulheres é de 79 anos enquanto a do homem é de 72. A professora Grasiela reforça que os dados refletem a maior adesão das mulheres nas práticas esportivas e recreativas. ¿Notamos uma presença feminina muito maior, isso impacta na saúde e na expectativa de vida, sem dúvida¿.
Os interessados em participar de atividades físicas em São Leopoldo, de todos os gêneros e idades, devem procurar a unidade básica de saúde do seu território.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0