São Leopoldo promove sábado dedicado à saúde do homem
29/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Eduarda Toledo
A Prefeitura de São Leopoldo realizou, neste sábado (29), o Mutirão da Saúde do Homem nas UBSs Paim e Santo André. A iniciativa integrou as atividades do Novembro Azul no município e buscou ampliar o acesso a serviços e consultas. Nas primeiras horas, 20 pacientes já haviam passado por atendimento.
Para enfrentar a resistência do público masculino em buscar cuidado médico, os agentes de saúde realizaram visitas durante a semana e espalharam cartazes pelo comércio local. "Trabalho há 18 anos na área e não me lembro de outro momento em que tantas pessoas tenham atendido ao chamado. Ficamos felizes porque o público está bem variado, temos homens jovens e também os de mais idade", declarou Jeane Pereira, agente de saúde na UBS Santo André.
O prefeito Heliomar Franco visitou o mutirão e se alegrou pela adesão da população. "É mais uma ação que cuida das pessoas, essa que é nossa principal missão. Fico feliz que a comunidade atendeu o chamado e veio fazer seus exames. Só ao lado das pessoas que vamos conseguir melhorar a saúde da nossa cidade", disse.
O médico de Família e Comunidade Alex Oliveira, que atendeu na ação, explicou a relevância do mutirão para dar visibilidade ao Novembro Azul. "O câncer de próstata acaba sendo o assunto mais evidente dessa campanha porque é o segundo mais comum entre os homens e possui uma alta taxa de mortalidade. Um a cada oito pacientes recebe o diagnóstico. Por isso, prevenir é tão necessário", explicou.
O exame de PSA, usado para auxiliar no rastreamento e diagnóstico precoce de problemas na próstata, estava sendo agendado durante a ação. "A partir da avaliação do paciente e levando em consideração fatores de risco, como a idade e outras doenças, nós encaminhamos a solicitação para que ele realize o PSA. Um exame simples e que não necessita do toque retal", informou o médico.
Além deste serviço, também foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, consultas médicas, avaliação odontológica, verificação de pressão arterial e HGT, vacinas e avaliação odontológica. Jatir de Almeida, de 51 anos, foi um dos homens que aproveitou a oportunidade para colocar as consultas em dia. "Ter a chance de fazer todos os exames juntos e ainda em um sábado é muito bom, principalmente para quem trabalha durante a semana", declarou. Durante o atendimento, ele descobriu que estava com três vacinas atrasadas e aproveitou a oportunidade para colocar todas em dia. "Todo homem que leva a sério a sua saúde valoriza esse serviço. Assim ficamos mais tranquilos", completou.
Todos os atendimentos ocorreram por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo André, o serviço está sendo ofertado até às 16h e, na UBS Paim, até 15h.
Texto e foto: Jornalista Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0