Notícias
1700 kits de preservação ao HIV foram entregues em ação da Prefeitura e Trensurb
01/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Lia Kirch
Neste dia 1º de dezembro, a Secretaria da Saúde entregou cerca de 1700 kits de prevenção ao HIV e 50 caixas de autoteste na Estação São Leopoldo da Trensurb, em ação em parceria com a Trensurb. Os kits de prevenção continham: folder com informações da doença, preservativo feminino, preservativo masculino, gel de lubrificação, era entregue também para quem havia interesse o autoteste para HIV. Ações semelhantes ocorreram em todas as cidades por onde o trensurb passa.
Em São Leopoldo, mais de 3 mil pessoas vivem com HIV, o que significa que uma a cada 78 pessoas está contaminada com o vírus. "É uma doença ainda presente que pode matar. É preciso aumentar o cuidado com a prevenção", alerta o médico Gabriel Rossetto, do Serviço de Atendimento Especializado (Sae).
A Coordenadora Administrativa do Serviço de Atendimento Especializado (Sae), Cintia de Quadros, reforça que o principal foco da ação é atingir o público que acessa o trem, pois grande das pessoas que passam pela estação não constumam ir com frequência nos postos de saúde, grande parte por estar sempre trabalhando. "Aqui no trem nós conseguimos atingir um público que não consegue comparecer em ações de prevenção, então é super importante que nós estejamos aqui", ressalta Cíntia
O idoso de 72 anos, Loureni da Silva que esteve presente na ação e recebeu o seu kit, comenta que a prevenção é sempre válida e que as pessoas precisam se prevenir e que existe muito descuido. "A gente sempre acha que vai dar nos outros, mas quando vê pode dar na gente", conclui Loureni.
Testes em unidades básicas
A secretária da Saúde Kelbe Gonçalves reforça que, além do uso de preservativos, fazer o teste-rápido é uma das formas de controlar a doença. "Os testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (Ubs) do município. Em alguns casos, é necessário agendamento, mas o resultado é entregue em minutos. Atualmente, o acompanhamento médico também é feito nas unidades". O Sae disponibiliza testes rápidos nas segundas e quartas pela manhã, das 8h30 ao meio-dia, e terças e quintas-feiras à tarde, das 13h30 às 15h30.
Prevenção
Além do uso de preservativos, que sempre é o mais recomendado, o Sus disponibiliza alternativas como os Pep (Profilaxia Pós- exposição) e Prep (profilaxia pré-exposição).
O Pep previne infecções pelo HIV se iniciada precocemente e mantida por 28 dias. Em caso de emergência, o Pep é tomado até 72 horas após a exposição. É indicado para não portadores do HIV em caso de exposição em relação sexual, acidente com materiais cortantes ou violência sexual. Já o Prep reduz o risco de contrair o vírus. É um medicamento de uso diário que necessita de consulta médica e exames de acompanhamento. É indicada para pessoas que tenham parceria soropositiva.
Texto e Foto: Lia Kirch
Supervisão: Laura Piffero - MTB 15683
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0