Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Curso de Português como Acolhimento celebra formatura e encerra atividades de 2025

06/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laira Tapia

O Curso de Português como Linguagem de Acolhimento (PLAc) realizou, na noite desta sexta-feira (5), a confraternização de encerramento das atividades de 2025, junto com a formatura das turmas de Português Básico e Intermediário. Ao todo, 35 estudantes concluíram o nível básico e outros 40 finalizaram o nível intermediário.

Voltada a migrantes e refugiados residentes em São Leopoldo, a iniciativa é promovida pelo Programa de Educação e Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados ¿ Tarin, da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), com apoio da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil). O projeto, que já alcançou sua décima turma no município, segue se consolidando como uma referência em acolhimento e formação linguística.

O encontro foi marcado por celebração, afeto e integração cultural. Ao final da cerimônia, os participantes compartilharam pratos, doces, salgados e bebidas trazidos pelos próprios alunos, representando a diversidade cultural presente nas turmas. A atividade contou ainda com a presença de membros do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas de São Leopoldo (Comirat-SL), como Selenir Kronbauer e Vilene Moehlecke ¿ que também representou a Sedhu. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) foi representada por Lilia Motta.

A bolsista do projeto, Fernanda Govêa, destacou que o propósito do curso vai muito além do ensino do idioma.
¿A gente sempre trabalha olhando para o ambiente social em que os alunos estão inseridos. Eles vivem em São Leopoldo, precisam ir ao supermercado, trabalhar, acessar serviços públicos. Então, buscamos abranger tudo isso no curso, oferecendo um espaço acolhedor, onde eles podem compartilhar experiências tanto de seus países quanto daqui do Brasil.¿

Maria Del Valle, aluna do curso, ressaltou a importância do acolhimento no processo de aprendizagem.
¿Cheguei aqui sem saber nada. Nesta turma aprendi a ler, a escrever, e estou muito agradecida por vocês acolherem os imigrantes ¿ espanhóis, venezuelanos e cubanos. É uma experiência maravilhosa, e sou muito grata por tudo.¿

O PLAc destacou que, com a divulgação realizada pela Prefeitura, o número de pessoas procurando o curso cresceu, ampliando o alcance da iniciativa no município.

Texto e foto: Laira Tapia - estagiária de Relações Públicas
Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas