Acessibilidade Contraste Mapa do Site

                                    

                                                           

O que é o Prêmio Jacobina?

Criado a partir da Lei Ordinária 8770/2018, o projeto quer reconhecer e dar visibilidade às mulheres que realizam ações de relevância à cidade, além de reafirmar o protagonismo de Jacobina Mentz Maurer na história de São Leopoldo. Para isso, além do ato de premiação, serão realizadas atividades sobre a história de Jacobina e empoderamento feminino ao longo do ano. A primeira edição foi realizada em 2019 pelo Gabinete da vice-prefeita, Paulete Souto, com 23 categorias. Para a segunda edição, a premiação teve as seguintes novidades: a inclusão de duas categorias e sua condução passou a ser pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU), conforme a lei 9.623 de 15 de julho de 2022. O Prêmio Jacobina está previsto para ocorrer a cada dois anos. 

Quem pode participar?

Podem se inscrever ou ser indicadas candidatas que tenham protagonismo na promoção e afirmação dos direitos das mulheres e com atuação no município de São Leopoldo. 

Inscrições: 
Período: de 12 de agosto a 30 de setembro.

Local: Secretaria Municipal de Direitos Humanos, no 3º andar da Prefeitura (av. Dom João Becker, 754 – Centro) conforme horário de funcionamento vigente, ou pelo e-mail: jacobinapremio@gmail.com; ou, ainda de forma virtual, preenchendo o formulário que segue neste link.

Quais as categorias?
I- Dança;
ll - Literatura;
lll - Música;
lV - Teatro;
V - Artes Visuais;
VI - Enfrentamento à Violência;
VII - Igualdade Racial;
Vlll - Sustentabilidade;
IX - Comunitário;
X - Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente;
XI - Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa;
XII - Garantia dos Direitos da Pessoas com Deficiência;
XIII – Empreendedorismo;
XIV – Educação Formal;
XV – Educação Popular;
XVI - Protagonismo Juvenil;
XVII - Ciência, Tecnologia e Inovação;
XVllI - Sindical;
XIX - Esporte;
XX - Diversidade;
XXl - Saúde;
XXll - Organização da Sociedade Civil;
XXlll - Povos e Comunidades Tradicionais;
XXIV – Circo e
XXV - Homenagem póstuma “In memoriam”. A homenageada será indicada pela própria comissão do Prêmio Jacobina com ratificação da Secretaria de Direitos Humanos

Quem foi Jacobina Mentz Maurer?

Jacobina Mentz Maurer foi uma líder religiosa, protagonista da Revolta dos Muckers (1868-1874). Tem o nascimento em São Leopoldo, estimado em junho de 1842. Jacobina casa-se com João Jorge Maurer e ao lado do marido passa a morar no morro Ferrabraz, liderando uma comunidade que vivia de forma independente das lideranças. 

Devido a escassez de médicos da época, João cuidava de enfermos. Jacobina, além de ajudá-lo, fazia leituras bíblicas, dizendo receber mensagens de Jesus. Criaram uma sociedade que buscava a auto sustentabilidade e acabou gerando a ira da comunidade constituída.  Com o tempo, a comunidade de seguidores dos Muckers- como foram denominados pejorativamente com sentido de religioso fingido- se tornou cada vez maior, fazendo com que os líderes da sociedade local passassem a discutir meios de anular a influência de Jacobina sobre a população, acusando-a de bruxaria e difamando a sua imagem. 

A Revolta foi reprimida pela polícia e acabou culminando com a morte de Jacobina, no dia 2 de agosto de 1874. Atualmente, uma cruz ocupa o lugar onde acredita-se que ela foi morta.


Anexos
Edital Prêmio Jacobina 3ºedição OFICIAL
363.3 kB
PDF
Portaria de nomeação da comissão da 3° edição do Prêmio Jacobina
724.2 kB
PDF

de

85