Prefeito Vanazzi e Defesa Civil alertam sobre as fortes chuvas que atingem a região

23/05/2024

Créditos: Valentin Thomaz

Na tarde desta quinta-feira, 23 de maio, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, ao lado do superintendente da Defesa Civil Paulo Borges, e do diretor do Sistema de Proteção de Cheias, o geólogo Antônio Carlos Geske, realizou uma live para alertar a população sobre as fortes chuvas que ocorrem na região entre hoje e amanhã. Nesta quinta-feira a previsão é de 90mm até 120mm de chuva. Já nesta sexta-feira, a previsão é de aproximadamente 50mm e que o acumulado não deva passar de 180 milímetros.

"Estamos aqui como sempre, fazendo um alerta para a nossa população ficar ciente. Estamos com muitas equipes trabalhando em diversas frentes, teremos um grande volume de chuvas, que poderá alagar algumas regiões, mas não chegará ao nível do que tivemos com a grande enchente que tivemos nas últimas semanas”, destacou Vanazzi.

No momento o Rio dos Sinos está em 4,53m com elevação de 2cm a 3cm por hora. Paulo Borges reforça que a população fique atenta e acompanhando as redes oficias para ficar por dentro das informações.

Ao final da live o prefeito Vanazzi lembrou que o sistema de bombas não está operando em condições normais e que, no momento, 11 bombas estão em funcionamento, sendo elas: uma bomba anfíbia da Higra na Vila Brás/Santos Dumont; uma bomba anfíbia da Higra na Vicentina; duas bombas anfíbias da Higra, junto à Dalleaço na BR-116; uma bomba flutuante na Campina; duas na Casa de Bombas da Rodoviária, no Centro; duas na Casa de Bombas do Ginásio e duas na Casa de Bombas do Arroio Cerquinha.

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo