Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Endereço: Avenida Dom João Becker, 491, Centro

Telefone: (51) 3592-4557

Fundado em 1959, possui acervo histórico com mais de mil peças e biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã. O prédio próprio foi construído em 1985 com ajuda da população, prefeitura e Governo da República Federal da Alemanha. Acervo: repositório da Imigração Alemã no Estado: 250 mil documentos, 30 mil objetos, 210 negativos fotográficos, 13 mil fotos antigas, 512 mapas, 357 títulos de periódicos de jornais compreendendo um período de mais de 100 anos, 14 mil livros, 1377 certidões, 323 escrituras, 1976 revistas, postais, partituras musicais, fotos e discos de antigas famílias da região e interior, expostos à visitação pública de estudiosos, pesquisadores e turistas.

O Museu Histórico está aberto à visitação de segunda a sábado das 14:00 às 17:30. O setor administrativo do museu funciona de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Para visitas de escolas, grupo de Turistas, Pesquisa Genealógica e nos Microfilmes do Jornal Deutsche Post o agendamento pode ser feito através do telefone 3592.4557/35923984. O site do museu é www.museuhistoricosl.com.br e o e-mail é museuhistoricosl@terra.com.br


Casa do Imigrante

Endereço: Avenida Feitoria, 3249, bairro Feitoria

Telefone: (51) 3554-1220

Esta casa, símbolo da imigração alemã, abrigou os primeiros imigrantes em 1824. Nesta data foi realizado o primeiro culto evangélico do Estado. Construída em 1788, nela funcionava a Feitoria do Linho Cânhamo, estabelecimento agrícola estatal criado para a plantação deste vegetal, utilizado na fabricação de cordas para os navios à vela. Nos anos 40 do século XX, foi adquirida pela Prefeitura, durante a administração de Theodomiro Porto da Fonseca, que contratou o arquiteto Theo Wiedespan para a restauração do prédio. Então, foram incorporados à casa traços germânicos, imitando o estilo enxaimel. A casa, transformada em museu a partir de 1984, é de propriedade do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Seus cômodos possuem exposições temáticas de móveis, utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes germânicos ao chegarem ao RS. Tem cozinha colonial, quarto do alfaiate, quarto de dormir, oficina do fotógrafo, venda típica da colônia e outros quartos e salas antigas. No pátio existe uma atafona e ao lado uma coleção de pedras tumulares antigas.

O prédio foi tombado pelo patrimônio histórico em março de 1992. Maiores informações pelo telefone 51 35924557 ou pelo site www.museuhistoricosl.com.br. Atualmente a visitação interna está suspensa, pois o local está interditado em função de problemas estruturais no telhado. Há projetos encaminhados  e aprovados para a restauração, os quais estão na fase de captação de recursos.


Casario Histórico do Município

Passeando pela cidade encontra-se belas casas e prédios antigos construídos pelos imigrantes e seus descendentes, bem como pela administração pública e instituições religiosas e educacionais, como por exemplo o prédio da Câmara de Vereadores, o antigo Theatro Independência, a casa da família de Paula (atual CEPROL), o CECREI (antigo Seminário Cristo Rei), o antigo cais do porto de propriedade da família Blauth (atual Museu do Rio), a Sociedade Orfheu, a Casa do Imigrante na Feitoria,  a Sociedade de Canto Concórdia no Arroio da Manteiga e da Fazenda São Borja, a sede antiga da Unisinos, a sede da EST e a Casa das Diaconisas  no Morro do Espelho, os prédios da escola São José, Sinodal e Rio Branco, as Igrejas do Relógio (luterana) e da Assunção (católica), prédio da antiga gráfica Rotemound, a  primeira estação ferroviária do RS (atual Museu do Trem), os prédios do 19º BIMTz, a sede da Cruz Vermelha e diversos prédios comerciais da Rua Grande e adjacências.


Colégio São José, Lar Santa Elisabeth e Monte Alverne


Endereço: Avenida Mauá, 980 - Morro do Espelho

Telefone: (51) 9592-1575

Neste complexo que compreende estas três instituições, cada qual com uma finalidade distinta, podemos conhecer capelas, grutas, imagens de santos espalhadas, Via Sacra pintada em azulejos, museus, natureza, o caminho que faz a ligação interna entre o Colégio São José e o Monte Alverne, que é um corredor cercado pelo verde das árvores.

O Colégio São José foi o primeiro estabelecimento fundado no Brasil pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis. Procedentes da Alemanha, chegaram em São Leopoldo no dia 2 de abril de 1872. As Irmãs foram alojadas numa casa com uma porta e duas janelas, com quatro peças em chão batido. No dia 5 de abril, já iniciaram as aulas com as primeiras 23 alunas, numa sala com três velhos bancos. Esta é considerada como a data de fundação do Colégio São José.


Com donativos da casa de origem, na Europa, e outros auxílios, as Irmãs foram alugando prédios, reformando-os e fazendo novas instalações. O Encerramento do ano letivo de 1873 foi no salão da Sociedade Orpheu, pois o Colégio não comportava as 120 alunas matriculadas.


Em 1884, quando o Colégio já estava localizado ao lado da Igreja Matriz, começou a receber alunas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Uruguai e Argentina, de modo que, em poucos anos, a Escola já contava com 137 alunas internas e muitas externas. Durante seus primeiros 50 anos, o Colégio São José funcionou às margens do Rio dos Sinos, ao lado do Ginásio Conceição, dos Padres Jesuítas.


No ano de 1923 ocorreu a mudança das margens do Rio dos Sinos para a Colina do Monte Alverne, onde está atualmente. O novo São José, rodeado por muito verde e belas paisagens, surgiu das adaptações feitas no prédio onde funcionava o Sanatório Santa Elisabeth, transferido para o prédio ao lado. Aos poucos, a construção foi sendo ampliada com novos pavilhões para acolher a juventude cada vez mais numerosa.



CECREI – Centro de Espiritualidade Cristo Rei


Endereço: R. Regina Mundi, nº 333 – B. Cristo Rei - São Leopoldo


E-mail: cecrei@asav.org.br


Telefone: (51)3081-4200



HISTÓRIA


O início da história do Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI remonta ao ano de 1940, com a construção do então Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo. As atividades no Colégio Máximo Cristo Rei começaram em 1942, com as obras de conclusão do prédio se estendendo até 1943. Entre as décadas de 1940 e 1980, as dependências do atual CECREI serviram de espaço para a realização dos cursos de Filosofia e Teologia, quando as aulas foram transferidas para a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.


No ano de 1980, o então Colégio Máximo Cristo Rei recebe o nome de Centro de Espiritualidade Cristo Rei, oferecendo retiros, cursos e seminários. Na passagem de 1999 para o ano 2000, o CECREI passou por uma grande reforma, com diferentes obras realizadas nos anos seguintes, para atender com qualidade essas novas demandas.


Importante ressaltar que o CECREI serviu de moradia para o Padre Reus nos últimos anos de sua vida, entre 1945 e 1947.



ESTRUTURA


O Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI é um espaço destinado para hospedagem e à realização de eventos corporativos e científicos, cursos, seminários e retiros. De infraestrutura alternativa, conta com uma área de 11 hectares de amplo verde, em um ambiente que produz a sensação de isolamento do restante da cidade de São Leopoldo.O prédio histórico, datado de 1942, oferece 125 apartamentos climatizados para acomodar os visitantes e possui estacionamento interno.Possui um auditório para a realização de eventos, com capacidade para 200 pessoas, além de oito salas, que podem receber grupos de 15 a 80 pessoas. Todos eles com  equipamento multimídia, climatização e rede wi-fi. O CECREI também conta com três refeitórios, dois que acomodam entre 20  e 40 pessoas e um para até 180 pessoas.



Casa Matriz de Diaconisas


Endereço: Av. Wihelm Rotermund, nº 395 – B. Morro do Espelho


Telefone: (51)3037-0037

Site: www.diaconisas.com.br

A irmandade ligada a IECLB foi fundada em 1939, quando havia grande carência de profissionais na área da saúde e educação infantil no Brasil. As mulheres a partir dos 20 anos de idade ,que tinham vocação para  diaconisas, também conhecidas como irmãs, necessitavam da formação nessas duas áreas e ali faziam sua formação profissional e espiritual. Atualmente a formação é mais complexa e diversificada, sendo realizada pela Faculdades EST.


Atualmente a Casa Matriz de Diaconisas mantém dois setores de trabalho: o Lar Moriá e o Centro de Retiros, Hospedagem e Eventos.


O Lar Moriá é uma instituição para idosos, administrado pela Casa Matriz de Diaconisas. Ele foi criado em 1956. Com  a demanda crescente levaram a Casa Matriz a buscar recursos para uma nova construção. O lar foi ampliado e oferece hoje lugar para 70 idosos.


O Lar Moriá oferece residência permanente,  temporária e recuperação hospitalar, com atendimento nutricional, acompanhamento médico, atividades recreativas e culturais, apoio espiritual e enfermagem 24 h. Também tem o serviço “Passa Dia” para famílias que não querem deixar o idoso sozinho em casa, durante o dia.

O Centro de Retiros, Hospedagem e Eventos localiza-se em um ambiente  seguro (segurança 24 h), tranquilo e acolhedor, em meio a natureza, com amplo estacionamento interno. É um espaço para lazer e integração. Ideal para eventos, reuniões, cursos e retiros,  o espaço conta com hospedagem individual ou para grupos, conta com 24 quartos e 54 leitos, auditório para aproximadamente 150 pessoas e 3 salas de reunião com ar condicionado, refeição no local, wireless . Venha nos conhecer! Fone 3037 0037  e site www.diaconisas.com.br .



Colégio Sinodal


Endereço: Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho

Telefone: (51) 3592-1584.

Fundado em 19/5/1936 por ocasião do cinqüentenário do Sínodo Rio-Grandense (Igreja de Confissão Luterana), está localizado no Morro do Espelho em uma área verde lindíssima. Lá pode-se visitar o Museu do Sinodal. O prédio do antigo externato foi erguido em 1937 e o antigo internato em 1947. Visitas devem ser agendadas pelo telefone.



Escola Superior de Teologia (EST)


Endereço: Amadeu Rossi, 467 - Morro do Espelho

Telefone: (51) 2111-1400

Referência no país e no exterior, o mais antigo centro de formação teológica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) forma teólogos desde a década de 30. Possui a maior biblioteca na área teológica evangélica da América Latina, com acervo de 70 mil volumes. Visitas devem ser agendadas pelo telefone.


A história da Faculdades EST, em especial do Bacharelado em Teologia, está intimamente relacionada com a imigração alemã no sul do Brasil. A partir de 1824, um número expressivo de alemães de confessionalidade luterana chegou ao sul do país, iniciando o trabalho de edificação de comunidades. Inicialmente, esse trabalho era feito por pessoas leigas, ou por pastores vindos do exterior. Logo, sentiu-se a necessidade de uma formação teológica em terra brasileira. Para tanto, foi criado, em 1921, um curso de formação humanística de ensino médio que se tornou, a partir de 1931, o Instituto Pré-Teológico - com sede própria no Morro do Espelho, São Leopoldo. Nesse Instituto, em 1940, iniciou-se um "curso teológico propedêutico", que teve que ser interrompido em 1942, com a declaração de guerra à Alemanha pelo Brasil. Terminada a Segunda Guerra Mundial, fundou-se o primeiro curso oficial de Teologia. Em 26 de março de 1946 foi constituída a primeira "Escola de Teologia" da IECLB.


Em 1984, a Faculdade de Teologia passou a constituir a Escola Superior de Teologia (EST). A EST surgiu abrigando cinco institutos: Faculdade de Teologia, Programa de Pós-Graduação em Teologia,  Instituto de Educação Cristã, Instituto de Capacitação Teológica Especial e Instituto de Pastoral. Posteriormente, foram criados o Instituto de Música e o Instituto de Formação Diaconal, a Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) e o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISMSL). Em 2007, o regimento geral foi reformulado, visando integrar os diversos institutos numa única instituição de ensino superior, sob a marca Faculdades EST.



Igreja Nossa Senhora da Conceição


Endereço: Praça Tiradentes, 68 - Centro

A história da Igreja Matriz iniciou há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que em maio de 1865 deu lugar ao prédio atual.


Igreja do Relógio


Endereço: Rua  Osvaldo Aranha, 450 – Centro


A história da Igreja do Relógio (luterana) teve início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães  em São Leopoldo. Na primeira leva de imigrantes, apenas 5 eram católicos e 39 eram  luteranos. Como a constituição do Império afirmava que a Igreja Católica era a religião oficial do Estado, as demais eram toleradas, desde que praticadas em casas, sem qualquer forma exterior de templo, ou seja, não podia ter torre, sino ou cruz. Nada que lembrasse uma igreja. Nesse sentido, os alemães luteranos não podendo construir igrejas construíam escolas, usando-as como espaços para seus cultos. Assim foi feito em São Leopoldo com a construção do Colégio Rio Branco em 1826, havendo ali, além da escola uma casa de orações. Nesse mesmo espaço,em 1904, logo após a Proclamação da República, que afirmou o Estado Laico  e a  liberdade religiosa, teve início as obras da atual Igreja, a qual foi inaugurada em 15/11/1911.



Museu do Rio dos Sinos


Endereço: Rua da Praia  nº 52 – B. Rio dos Sinos


Telefone: (51) 2200-0640 / 3526-6800


A casa onde  hoje funciona o Museu do Rio, foi construída em 1863 e abrigava o Antigo Cais do Porto de São Leopoldo. Era de propriedade da família Blauth, que explorava a navegação comercial pelo Rio dos Sinos até Porto Alegre.


Já por volta de 1860, o Rio dos Sinos era apontado pelas autoridades, como um dos mais importantes da província. As embarcações cruzavam o rio carregando e descarregando produtos coloniais. O destino era Porto Alegre, de onde traziam artigos da indústria para as colônias.


No início do século XX o Rio dos Sinos também sediava diversas competições náuticas, sobretudo de remo, que mobilizava centenas de pessoas.


Nesse sentido, o Museu do Rio busca resgatar a memória desse passado  e a importância ecológica, social e econômica do Rio dos Sinos para o desenvolvimento de São Leopoldo.


O museu tem farto material fotográfico sobre a história do Rio dos Sinos e um grande acervo sobre recursos hídricos. Além disso, há um espaço para sediar estudos e pequenas palestras para informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre a problemática da água.


Também no museu tem o Memorial Henrique Prieto, uma homenagem ao ex-prefeito e ex-secretário do meio ambiente de São Leopoldo, por sua  luta em defesa e preservação do meio ambiente, sobretudo do Rio dos Sinos.



Museu do Trem


Endereço: Rua Lindolfo Collor, 61 - Centro

Telefone: (51) 3591-8853

Com o objetivo de encampar uma rota da Capital da Província à região de São Leopoldo, foi iniciada a construção da estrada de ferro em 1871, pela empresa Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway Company Limited. Em 14 de abril de 1874 foi inaugurada a seção compreendida entre Porto Alegre e São Leopoldo, a qual deu início a estrada de ferro gaúcha e na ocasião também passou a funcionar a primeira estação do Estado, a estação ferroviária de São Leopoldo. A sua estrutura pré-fabricada foi importada da Inglaterra, juntamente com o prédio de Porto Alegre. A construção da linha Porto Alegre – São Leopoldo instigou o desenvolvimento da zona colonial alemã, que foi seguida pela multiplicação de núcleos urbanos e pela própria expansão da linha, sendo consecutivamente ampliada até atingir o município de Canela, em 1922.


O Museu do Trem de São Leopoldo/RS, Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul, fundado em 1985, é o principal equipamento público na temática ferroviária em toda a região sul do Brasil. Responsável pela preservação e cuidado da primeira estação ferroviária construída no Estado, possui em suas dependências a salvaguarda de parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS) /Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). O acervo da instituição está sob a guarda do IPHAN e aos cuidados da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.



Acervo museológico - Tridimensional


O acervo tridimensional é toda a materialidade da memória ferroviária, que contempla materiais de locomotivas, carros, vagões. Além disso, há diversas ferramentas que foram utilizadas na ferrovia, como pinça de carregar trilho, lanternas de sinalização e peças de carro que fazem homenagem a Bento Gonçalves. Há, ainda, mobiliário e materiais dos escritórios da administração da Viação Férrea /Rede Ferroviária, incluindo relógios, máquinas de escrever e de calcular, telégrafos, telefones, quepes, bilhetes, carimbadores, máquina fotográfica com negativo de vidro, etc.



Acervo documental


São registros importantes da memória administrativa da Viação Férrea e da Rede Ferroviária, incluindo atas, ordens de serviço, livros de registro dos funcionários, contracheques, regras de transporte de mercadorias, descrição de uniformes das diferentes funções, mapas, plantas, etc.



Acervo audiovisual

 Reúne cerca de 8.747 fotografias em papel, negativos de vidro e registros audiovisuais da construção da estrada de ferro em diferentes mídias.

 Acervo bibliográfico

Abrange livros, revistas e periódicos, com publicações estrangeiras e nacionais referentes a assuntos relacionados à ferrovia. Também contempla materiais sobre a imigração alemã e diversos temas pautados à ciência museológica.


O Museu do Trem é público, a entrada é gratuita e fica aberto todos os dia da semana, de terça – feira à sábado das 8 h às 18 h e domingo das 13 h às 18 h.



Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul


Endereço: Av. Unisinos, nº 950 – B. Cristo Rei


Telefone: (51) 3591-1122 / ramal 1741


E-mail: mhgeo@unisinos.br


Antes da presença humana na terra, um gigantesco continente integrava o que conhecemos como a América do Sul e África. Como herança daqueles tempos imemoráveis restou um legado de fósseis e indícios geológicos. Agora,  parte dessas relíquias estão à disposição da comunidade para serem conhecidas.



Museu de Arqueologia


Instituto Anchietano de Pesquisas


Endereço: Av. Unisinos nº 950 – B. Cristo Rei. Setor B – Prédio 05 – sala 108


Telefone: (51) 3590-8409 / ramal 1181


E-mail: anchietano@unisinos.br


Integra o Instituto Anchietano de pesquisas, possuindo acervo de Pré-história brasileira e do Rio Grande do Sul, etnologia indígena e Missões jesuíticas. Nele estão expostos artefatos e objetos de populações indígenas nativas americanas, principalmente do Rio Grande do Sul. Mostra como era a vida dos índios desde sua chegada há 10000 AC , a partir de pinturas das cavernas, sepulturas, urnas mortuárias, esqueletos, panelas, cestos, instrumentos de pedra e osso, etc.



Museu Capela ( Espaço de Memória Sacra)


Endereço: Av. Unisinos nº 950 – B. Cristo Rei


Subsolo da Biblioteca


Telefone: (51) 3590-8409


Junto ao saguão da biblioteca, ao lado da capela da Unisinos funciona o museu, que conta duas histórias: a) a história dos índios guaranis dos Sete Povos das Missões, com grandes estátuas de madeira. b) a história dos jesuítas em São Leopoldo e região, com muita riqueza de objetos religiosos, como altares, móveis, estátuas, cruzes, vestes, cálices, ostensórios, livros, etc. A visitação pública ocorre somente nas quintas-feiras das 14  às 17 h, mediante agendamento, com monitor acompanhando e para grupos de no máximo 50 pessoas.



Memorial Jesuíta


Endereço: Av. Unisinos nº 950 – Bairro Cristo Rei


Biblioteca – telefone: (51)3590-8801 / ramal 4550


E-mail: memorialsj@unisinos.br


O Memorial Jesuíta tem a função de reunir a memória e a história da atuação dos Jesuítas na América Latina. No acervo estão as obras que foram reunidas pelos jesuítas durante os quase 150 anos de sua atuação no sul do Brasil.


Assim, a Biblioteca da Unisinos reúne, desde 2001, um acervo composto de obras editadas entre os séculos XV e XX, cuja guarda e a responsabilidade lhe foram confiadas pela Associação Antônio Vieira, mediante a criação do acervo Memorial Jesuíta. Com mais de 200 mil livros, bem como 1.200 títulos de periódicos e milhares de documentos históricos, as coleções que compõem o acervo do Memorial Jesuíta foram agrupadas por diversas bibliotecas e unificadas pela entidade na Biblioteca da Unisinos para preservação, guarda, organização e difusão.


Ponte 25 de Julho


Ponte de ferro sobre o Rio dos Sinos, junto à rodoviária. Construída nos anos da década de 1870. Atualmente é tombada pelo IPHAE.


Praça Centenário (Praça do Imigrante)


Endereço: Av. Dom Becker - Centro

Praça mais antiga do município e em processo de tombamento. Nome dado em homenagem aos 100 anos de imigração, festejados em 1924, quando se ergueu o monumento encontrado no centro da praça, que hoje caracteriza a cidade. Também é conhecida como a Praça do Imigrante. Foi durante muitos anos a maior e mais bonita praça leopoldense.


Praça 20 de setembro


Nela se encontra o Monumento ao Sesquicentenário da Imigração Alemã. Possui um anfiteatro, canchas, e é onde está localizado o Centro de Cultura José Pedro Boéssio e a Biblioteca Pública Municipal Viana Moog, com grande acervo literário.



Sociedade de Caça e Tiro

Endereço: Rua Henrique Bier nº 3644


Telefone: (51) 3568-1942


A prática do Tiro ao Alvo no Estado do Rio Grande do Sul é datada de meados do século XIX, quando foram fundadas as sociedades de tiro (Schützen), principalmente pelos imigrantes alemães e seus descendentes (teuto-brasileiros). As associações esportivas, de canto e de caça e tiro foram espaços de sociabilidade e lazer para os imigrantes e seus descendentes. Regidas por regras e normas que delimitavam seus objetivos e valores, tais associações eram, em sua grande maioria, lugares de discussão de questões políticas, culturais e econômicas referentes ao Brasil e a Alemanha. Para, além disso, estas associações, em geral, foram locais de identificação e diferenciação étnica e social, pois geralmente quem participava eram pessoas de maior poder aquisitivo.

Em São Leopoldo foi fundado um Schützen Club no ano de 1878, no local onde é hoje  a Casa Matriz das Diaconisas, no bairro Morro do Espelho, ficando em atividade até o início do século XX. Em 11/01/ 1949, um grupo de leopoldenses, no intuito de resgatar a antiga tradição germânica de prática de tiro,  fundaram a Sociedade de Caça e Tiro de São Leopoldo, no bairro Campina, que funciona de forma ininterrupta até os dias atuais. É filiada a federação gaúcha de caça e tiro e sedia várias competições regionais, nacionais e inclusive internacionais. Fica numa área de 22 hectares considerada uma APP, tem vários estandes de tiros para várias modalidades, inclusive olímpica, amplo estacionamento, restaurante e espaço para a prática de Paint Ball.



Sociedade Orpheu


Endereço: Rua Brasil, 506 – Centro

Telefone: (51) 3037-1834  

Os municípios com origens na imigração alemã possuiam algumas características comuns. E uma delas é  a forte tradição associativa. Nesse sentido, é comum verificar nesses municípios a existência de sociedades de cantores (Sängervereine), as sociedades de atiradores ( Schützenvereine) e as sociedades de ginástica (Turnvereine).


Praticamente toda a vida social girava em torno desses clubes, freqüentados majoritariamente pelas famílias mais tradicionais e abastadas da sociedade local.

Em 20/01/1858, foi fundada a sociedade Mannergesang Orpheus por um quarteto duplo de cantores, que tinham como objetivo enobrecer o canto alemão e promover a vida social e harmoniosa dos imigrantes alemães.


A sociedade de Canto Orpheus, como era chamada, foi ponto de encontro de políticos, autoridades e empresários locais. Em 1865, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II.


Desde a fundação, a Sociedade Orpheu nunca fechou as portas. É considerado oficialmente o clube social mais antigo do Brasil. Sempre sediou os eventos sociais mais importantes do município, como bailes de carnaval, debutantes, casamentos, formaturas, etc.


Atualmente, além de sua histórica sede, na qual funciona um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, tendo capacidade para eventos de aproximadamente 1000 pessoas, dispõem também de sede campestre e piscinas.



Sociedade Ginástica de São Leopoldo


Endereço: Rua José Bonifácio nº 698 – Centro


Telefone: (51) 3592-1605


Os municípios com origens na imigração alemã possuiam algumas características comuns. E uma delas é  a forte tradição associativa. Nesse sentido, é comum verificar nesses municípios a existência de sociedades de cantores (Sängervereine), de sociedades de atiradores ( Schützenvereine) e de sociedades de ginástica (Turnvereine). Praticamente toda a vida social girava em torno desses clubes, freqüentados majoritariamente pelas famílias mais tradicionais e abastadas da sociedade local.


A fundação da entidade aconteceu em 01/09/1885 porque foi este o primeiro dia em que houve sessão de ginástica. A partir daí, outras reuniões se sucederam até ser escolhido o nome Leopoldenser Turnverein (LTV), Sociedade Leopoldense de Ginástica. Nos seus primeiros 20 anos a Sociedade Ginástica funcionou num prédio alugado. Em 1905 construiu sua sede própria, local que permanece até os dias de hoje. Em 1923, houve a construção de outro prédio nesse local e em 1965 foi inaugurado o prédio atual, onde funciona a diretoria e possui espaço para eventos de aproximadamente 800 pessoas.


De sua fundação em 1885 até a década de 1940, a ginástica de aparelhos foi a grande marca da mesma. Seus atletas participavam de competições, inclusive internacionais.O primeiro atleta olímpico gaúcho a participar de uma Olimpíada foi o ginasticano Willy Seewald, que ficou em quarto lugar no arremesso de dardo nas Olimpíadas de Paris, em 1924. Também tiveram destaque Hugo Gütschow, campeão brasileiro de ginástica no aparelho barra, em 1949. Outro destaque foi Celso Morbach, que em 1970 foi campeão brasileiro infantil de Ginástica Olímpica.


Também tiveram destaque nas primeira décadas do século XX as equipes de vôlei e basquete, os grupos de bolão, os corais e os bailes que movimentavam a cidade.


Nos anos 80, foi inaugurada a sede recreativa, na Avenida Imperatriz, onde estão localizadas as piscinas, áreas de churrasqueiras, academia de musculação, escotismo, quadras de vôleii, futebol, tênis e basquete, tênis de mesa e ginástica artística.


A Sociedade Ginástica, sendo fiel a sua história, continua sendo uma referência nas competições de Ginástica Artística e agora também no tênis de mesa. Tem intensa agenda cultural com  bailes, shows e escola  e apresentações de teatro, dança contemporânea e danças folclóricas alemãs e coral.



Santuário Sagrado Coração de Jesus - Padre Reus


Endereço: Rua Leonel França, 134 - Padre Reus

Telefone: (51) 3592-1574

Local onde está o túmulo do padre João Batista Reus e de vários padres jesuítas. Construído entre os anos de 1958 e 1968, recebe visitas de romeiros e devotos. O culto popular ao padre e a fé depositada em sua imagem surgiram há meio século. Muitos vêm orar e agradecer por graças concedidas pelo sacerdote. Por causa dos milagres que lhe eram conferidos, ao falecer em 1947, ele já tinha fama de santo. Em função disso, o processo de beatificação começou em 1953, porém ficou parado por décadas.


Nos anos 90, os bispos gaúchos enviaram carta ao Papa João Paulo II, pedindo a beatificação do Padre Reus, em processo que tramita no Vaticano. A partir de 2010, com a ação mais incisiva do bispo de Novo Hamburgo D. Zeno Hastenteufel sobre a questão, foi instalado a Comissão Postuladora Diocesana, para fins de aceleração do processo, que é muito burocrático e minucioso.

Para atender à visitação, estimada em 1500 pessoas a cada fim de semana, possui infra-estrutura com restaurante, banheiros, loja de artigos religiosos, estacionamento e área verde. Há missas regulares duas vezes ao dia e um espaço de memória no subsolo do santuário com os objetos pessoais do Padre Reus.

Na sexta-feira santa, o fluxo de fiéis que vem espontaneamente de diversas localidades do estado chega a aproximadamente 60 mil pessoas. No segundo domingo de julho, ocorre anualmente desde 2006, a Romaria do Padre Reus, que reúne em torno de 20 mil pessoas, em trajeto que sai da Igreja Conceição até o santuário, onde é realizada uma missa campal.


Rua Grande (Rua Independência)


Roteiro Gastronômico/Vida Noturna/Centro Comercial


A diversidade e qualidade do comércio de São Leopoldo atende a cidade e atrai clientes da região. Além de um Shopping que oferece o que há de melhor em conforto e segurança, inclusive com cinco modernas salas de cinema, há em São Leopoldo a tradicional “Rua Grande”. Verdadeiro shopping a céu aberto, a Rua Independência e adjacências tem mais de um quilômetro de variado comércio, onde estabelecimentos de redes nacionais convivem com outros tradicionais da cidade, bem como dispõe de uma ampla rede de bares, cafés, restaurantes de várias tradições culturais e estilos, cervejarias artesanais e casas noturnas, que colocam a gastronomia e a noite de São Leopoldo como uma das mais badaladas e famosas da região metropolitana.



Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina


Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina nº 900 – B. Pinheiro  

Telefone: (51) 3568-7539


Atendimento ao público diário das 10 h às 16 h


O Parque Imperatriz foi fundado em 08/12/2006 e é subdividido em duas partes. A primeira, denominada de Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz possui 694 hectares. É uma unidade de conservação integral e nela a intervenção é mínima, pois o objetivo é conservar as espécies da flora e da  fauna, bem como os processos ecológicos, especialmente os processos relacionados com a dinâmica das águas do Rio dos Sinos. Sendo toda a unidade de conservação constituída de áreas de Preservação Permanente (APP), desenvolvendo-se nesse espaço trilhas ecológicas.


Essa trilha de aproximadamente 1300 m é considerada de baixo grau de dificuldade e deverá ser realizada a partir de agendamento prévio, sendo que os participantes deverão chegar com 30 minutos de antecedência  ao horário estipulado. Nela os visitantes poderão conhecer um pouco da fauna e da flora do ecossistema local e a interação do Parque com o Rio dos Sinos. Sendo comum ao longo da trilha a presença de ingazeiros, caliandras e taquaruçú. Já entre a fauna, há registro de ouriço-cacheiro, mão pelada, lontra, graxaim e uma diversidade de aves.


Visitas guiadas pela trilha na unidade de conservação, Jardim Botânico ou Herbário devem ser agendadas pelo fone 3568-7539 ou pelo e mail eduambiental@saoleopoldo.rs.gov.br


Também há outra parte do parque com 14 hectares, denominado de Jardim Botânico – Parque Imperatriz, que é o espaço mais utilizado do parque pelos visitantes , onde se encontra a infraestrutura de apoio, onde estão situados a administração do parque, o Jardim Botânico e o Viveiro Municipal e a área de lazer e recreação. Na área de lazer e recreação,  está a disposição dos freqüentadores 15 churrasqueiras, 2 canchas de bocha, 2 quadras de vôlei, 1 quadra de futebol , pracinha infantil e banheiros. Para o uso dessa estrutura deverá o freqüentador solicitar a reserva antecipadamente pelo fone 35687539.



TECNOSINOS – Parque Tecnológico São Leopoldo


No ano de 1996, tiveram início as negociações para a criação do Polo de Informática de São Leopoldo. Participaram do processo a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (Acis/SL), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), diversas associações e sindicatos de empresas ligadas ao setor de tecnologia da informação e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Com a criação da UNITEC pela UNISINOS, em 30 de junho de 1999, inicia-se formalmente o funcionamento da TECNOSINOS.


O Parque Tecnológico de São Leopoldo - Tecnosinos tem como objetivo fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador , e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.


Criado há quase 20 anos, o Tecnosinos abriga hoje em torno de 70 empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias renováveis e tecnologias socioambientais. Dentre as empresas já instaladas há desde grupos multinacionais, como SAP, BOSCH REXROTH, HT MICRON, AXXIONE GROUP, como também diversas micro e pequenas empresas incubadas pela UNITEC e empresas nacionais de médio e grande porte já consolidadas como GVDASA, ACCERA, SKA, etc.

A governança do Tecnosinos se estabelece na intersecção entre o setor público, privado e academia, de acordo com o modelo conhecido como Tríplice Hélice. A Prefeitura Municipal de São Leopoldo representa o poder público, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo – ACIS-SL – e o Polo de Informática de São Leopoldo representam as empresas e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos – completa o tripé.


Nessas quase duas décadas de funcionamento, o TECNOSINOS já recebeu diversas premiações, como pode ser observado à seguir:


Em 2011, a Incubadora UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia, recebeu o prêmio de segundo lugar na Premiação Best Science Based Incubator, promovido pela The Technopolicy Network e Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES).


Em Novembro de 2012, a empresa SBPA Simulator, empresa incubada na UNITEC, recebeu o 1º Lugar no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador na Categoria Melhor Empresa Incubada de 2012, promovido pela ANPROTEC.


Em 2013, a Incubadora UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia, recebeu o prêmio de terceiro lugar na Premiação Best Science Based Incubator, promovido pela The Technopolicy Network e Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES).


A UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos, também em 2014, recebeu o Primeiro Lugar em Sustentabilidade e a honraria máxima: o Prêmio Global de Melhor Incubadora, do Technopolicy Network. Ainda em 2014, pela segunda vez, o parque foi escolhido, pela Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, o melhor Parque Tecnológico do Brasil.   



Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)


Endereço: Av. Unisinos, nº 950 - Cristo Rei

A UNISINOS por ser uma instituição Jesuítica educacional, é mantida pela Sociedade Antonio Vieira, da Companhia de Jesus, tem toda a sua história ligada a atuação dos primeiros padres jesuítas alemães que chegaram em São Leopoldo, a partir de 1849.


Em 1869, os padres jesuítas fundaram o Colégio Nossa Senhora da Conceição (atual sede antiga da UNISINOS). O internato serviu para a formação do clero da região e também para trazer professores às comunidades. A partir de 1877, o colégio passou a educar a comunidade em geral em nível de formação média. Em 1890, ganha status de Escola Padrão no Estado, equivalendo-se ao Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, principal e mais tradicional escola do país.


Em 1910 o Colégio Conceição é desativado, para em 1913, em seu espaço ser fundado o Seminário Central de São Leopoldo, exclusivo para a formação do clero católico, onde por aproximadamente três décadas lecionou o Padre Reus.


No início dos anos 1940 teve início a construção do Colégio Cristo Rei, exclusivo para jesuítas. Em 1942 houve a inauguração do colégio, e, em 1953, o mesmo é oficializado como faculdade de filosofia somente para jesuítas. Esse colégio serviu também de residência para o  Padre Reus, nos últimos anos de sua vida, de 1942 até o seu falecimento, em 1947.


Em 1958, nas dependências do antigo Colégio Conceição é instalada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras aberta ao público. Em 1969, ocorre a oficialização da Unisinos. Em 1974, tem início da construção do atual Campus, e, em  1982, houve a mudança completa para o novo Campus.


Depois da mudança completa para o novo Campus, a Unisinos iniciou um processo de modernização tecnológica e profissionalização da gestão. Houveram investimentos pesados na informatização e qualificação dos laboratórios, criação de uma editora, ampliação contínua de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas (atualmente 70 cursos de graduação, 33 mestrados e doutorados, 5 mestrados profissionais, 35 MBA, 67 cursos de extensão), construção do Anfiteatro Padre Werner com 720 lugares, do complexo esportivo, da nova biblioteca (uma das maiores da América Latina) e da UNITEC (Incubadora empresarial tecnológica), fundação das rádio e TV Unisinos e de quatro museus (Museu de Arqueologia, Museu de História Geológica do RS, Museu de Memória Sacra e Memorial Jesuíta).


Em função desses investimentos, a partir do início dos anos 2000 os resultados não tardaram a aparecer. Em 2004, a Unisinos recebeu o certificado ISSO 14001 de Gestão Ambiental. Em 2008, reconhecimento pelo MEC como melhor universidade privada da Região Sul. Essa premiação se repetiu por 5 vezes até 2017. Em 2010, 2011 e 2014 ficou colocada entre as 5 melhores universidades do país e em 2014 a UNITEC foi escolhida como a melhor incubadora tecnológica do mundo.


Atualmente a Unisinos está num processo de expansão, estando já em oito estados e 21 municípios, inclusive inaugurando um novo Campus em Porto Alegre. Ela já consta com aproximadamente 31000 alunos de graduação e pós-graduação, que desfrutam de um amplo, moderno e qualificado campus universitário, a altura de uma das melhores universidades do país.



Largo Rui Porto


Endereço: Av. Dom João Becker s/nº - Centro


Telefone: (51) 3589-1829


O Largo Rui Porto é uma área de aproximadamente 2,5 hectares, situado no centro da cidade. Nele estão a disposição da comunidade pista de Skate, pista para caminhada, duas quadras poliesportivas, academia ao ar livre, pracinha para as crianças e estacionamento interno, tudo com iluminação para o turno da noite. Além disso, há também uma área coberta de 1775 metros quadrados para a realização de eventos. Nesse espaço, encontra-se também  o Ginásio Municipal Celso Morbach, construído em 1992, com capacidade para 4400 pessoas sentadas, além de aproximadamente 2000 metros quadrados de área na quadra esportiva.



Parque Recreativo do Trabalhador


Endereço: R. Vicentina Maria Fidélis, nº 350 – B. Vicentina


O Parque do Trabalhador foi construído, em 1975, pelo Governo do Estado e foi cedido ao município de São Leopoldo, em 2015. A área tem aproximadamente 80 hectares, sendo  que em 10 hectares há 2 campos de futebol, uma dezena de quadras poliesportivas e pista para caminhadas. Em outros 4 hectares ficam os piquetes que sediam a Semana Farroupilha do município, ginásio de esportes e área administrativa. O  restante do parque, em torno 65 hectares,  é composto por vegetação nativa misturada com eucaliptos, onde posteriormente serão desenvolvidas atividades de ecoturismo e turismo de aventura.



Centro Municipal de Eventos


Endereço: Av. São Borja, nº 1860 – B. Rio Branco


Telefone: (51) 3592-9222


O Centro de Eventos foi adquirido pela prefeitura em 2012. Ele possui uma área aproximada de 4,5 hectares e 7500 metros quadrados de área construída. Possui quadra poliesportiva com arquibancada, piscina térmica, quadras de padel, salas para reuniões e pequenas palestras, área de convivência, espaço para ginástica laboral, pilates e lutas, banheiros e vestiários, amplo estacionamento interno e pode abrigar eventos para aproximadamente 2000 pessoas sentadas. É o local onde ocorre a São Leopoldo Fest e vários eventos culturais e feiras de negócios.



Piscicultura Daudt


Endereço: R. Odílio Aloísio Daudt, nº 300 – casa 4, B. Feitoria


Telefone: (51) 3575-0911


Email mauriciodaudt.md@gmail.com


Situada no bairro Feitoria, às margens do Rio dos Sinos, numa área de aproximadamente 7 hectares, a Piscicultura Daudt se especializou na produção de peixes ornamentais kinguio, alevinos e peixes para o consumo, a partir da recirculação da água da chuva. Participou de um importante projeto ambiental de repovoamento do peixe dourado no Rio dos Sinos chamado “Projeto Peixe Dourado “ em parceria com o Estado e Unisinos. Todos os dia ocorre a feira do peixe vivo, onde são vendidos carpas e tilápias.


de

0