Acessibilidade Contraste Mapa do Site

HISTÓRIA

Na região que compreende a antiga Colônia Alemã de São Leopoldo originariamente viviam os índios Kaigangs e Carijós. Em meados do século XVIII com o povoamento açoriano no Sul do Brasil, a coroa portuguesa estabeleceu em várias regiões algumas fazendas estatais de gado, produção de alimentos, cordoaria para navios, etc, para consolidar a colonização e ocupação do território. Onde é hoje São Leopoldo, mais precisamente no bairro Feitoria, em 1788, foi fundada então, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, que cultivava o cânhamo para a produção de cordas para navios. Esse empreendimento chegou a contar com aproximadamente 300 escravos africanos, no entanto por uma série de dificuldades e má gestão o empreendimento não prosperou e não desenvolveu a região, sendo desativado pouco tempo antes da chegada dos imigrantes alemães e os escravos distribuídos em outras fazendas do governo.

Nesse sentido, com o intuito de povoar e desenvolver a região o Governo Imperial do Brasil estimulou a vinda de imigrantes alemães para o Sul do país. Os primeiros imigrantes chegaram a Porto Alegre, capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18/07/1824. Logo, foram enviados para a Feitoria do Linho Cânhamo pelo Rio dos Sinos.

Em 25/07/1824, esses primeiros imigrantes, num total de 39 pessoas, sendo 33 evangélicos luteranos e 6 católicos, chegaram ao seu destino. Essa é a data da fundação de São Leopoldo, de onde vem o título “ Berço da Colonização Alemã no Brasil “.

Eles foram instalados na provisoriamente na casa da Feitoria, única construção da região que tinha condições de abrigá-los, até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo da Província batizou o núcleo de imigrantes de” Colônia Alemã de São Leopoldo” (homenagem ao santo padroeiro da Imperatriz Leopoldina ), a qual se estendia por mais de mil quilômetros quadrados, abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara até o Porto dos Guimarães, no rio Caí (hoje São Sebastião do Caí).

Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia, Caí e Paranhana, lançando progresso através da dedicação ao trabalho e a diversificação produtiva, tendo em vista que os alemães dominam diversas técnicas de várias profissões, como sapateiros, alfaiates,carpinteiros, ferreiros, etc, fato  que possibilitou o desenvolvimento do embrião industrial das regiões em que se instalaram. Esse desenvolvimento possibilitou que a Colônia Alemã de São Leopoldo se emancipasse de Porto Alegre, em 01/04/1846, sendo elevada a categoria de Vila.

Após a emancipação, São Leopoldo continuou crescendo e se desenvolvendo, tanto é que em 1865 recebeu a visita de D. Pedro ll. Em 1873, foi construída a ponte sobre o Rio dos Sinos e em 1874 foi inaugurada a primeira linha férrea da província, ligando  Porto Alegre a São Leopoldo.  Alguns anos mais tarde foi estendida até Novo Hamburgo e depois até Taquara e por último Canela. Assim, São Leopoldo converteu-se num entreposto comercial entre as zonas coloniais mais distantes e a capital, em que os colonos entregavam suas mercadorias produzidas para serem vendidas na capital e importavam da mesma mantimentos e equipamentos que não dispunham.

Assim sendo, essa forte tradição germânica deixou marcas profundas em várias áreas de nosso município, como na arquitetura, na religião,na educação, nas tradições e costumes.como podemos verificar nos clubes de canto, de ginástica, de bolão e de caça e tiro, nas instituições de ensino católica e luterana, na gastronomia,nas festas populares como as  oktobers e kerbs, etc.

Nesse sentido, em homenagem a estes imigrantes, o dia 25 de Julho é um grande feriado municipal, com festas e comemorações (SÃO LEOPOLDO FEST) ao longo da semana que antecede o feriado. Com isso o município busca resgatar a memória e a variada contribuição dos alemães para o progresso e desenvolvimento de nosso município, de nossa região e do estado. Além disso, é importante ressaltar, que a lei 12394/2011 concedeu o título a São Leopoldo de “Berço da Colonização Alemã no Brasil “.


de

0