Acessibilidade Contraste Mapa do Site

A partir da década de 1940, assiste-se em São Leopoldo um processo de consolidação de um diversificado parque industrial. Essas indústrias pertenciam a empresários locais, a quase totalidade descendentes dos antigos imigrantes alemães, como por exemplo as metalúrgicas Rossi e Bihel, a Cordoaria São Leopoldo, as indústrias de artigos de couro Guedes e Ostermayer e no setor de borracha as empresas Borbonite e Bins.

Nesse sentido, São Leopoldo começa a receber migrantes de várias regiões do estado para trabalhar nessas fábricas. O município, que ainda não tinha perdido áreas para as emancipações, tinha em 1920, aproximadamente 47500 habitantes, passando para apenas 52000 habitantes em 1940. No entanto, em 1950, o município já contava 75600 habitantes, em virtude do fluxo migratório. Nesse momento, São Leopoldo vai perdendo em parte as características de uma cidade essencialmente germânica e provinciana, passando a ganhar contornos de uma sociedade mais urbana, complexa e pluri – étnica.

O fluxo migratório  acentuou-se, sobretudo nos anos 70, em função do contínuo crescimento do setor industrial no município e do grande êxodo rural, provocado pela introdução da legislação social no campo e pela mecanização da agricultura. Nas décadas de 70 e 80, instalaram-se no município grandes indústrias nacionais e multinacionais, como a Sthil, Gedore, Taurus, Copé, Weatherford, Klabin, Coester, Controil, Hiunday etc. Além disso, contribui para o grande fluxo migratório nesse período, a consolidação da Unisinos como uma universidade com diversos cursos, a qual estimulou a vinda de muitos estudantes para o município.

Entre os anos de 1970 a 1990, a população leopoldense quase triplicou, passando de 64500 habitantes, em 1970 (perdeu população em relação a 1950 em função das diversas emancipações de distritos), para 98600 habitantes, em 1980. Em 1990, o município já contava com 168000  habitantes aproximadamente. Nesse mesmo período,  a taxa de urbanização que em 1950 era de  53,14% passou para 97.76% em 1970, praticamente desaparecendo ás zonas rurais do município.

No ínício dos anos 2000, o fluxo migratório continua, porém menos intenso. Mesmo assim, São Leopoldo é uma das cidades do estado que mais recebem migrantes, crescendo a taxas muito superiores ao município vizinho de Novo Hamburgo e ao próprio estado do Rio Grande do Sul. Essa continuidade do fluxo migratório tem alguma relação com o Parque Tecnológico Tecnosinos, um dos maiores e mais modernos parques tecnológicos do país, situado ao lado da Unisinos, onde estão instaladas grandes empresas de TI nacionais e multinacionais, como SAP, HCL, SKA, HTMICRON, etc. Em 2000, o município tinha aproximadamente 193000 habitantes e em 2016 quase 230000 habitantes. A taxa de urbanização chegou a 99,66%, praticamente inexistindo áreas rurais no município.

Com a introdução do curso de medicina na Unisinos, em 2017, abrem novas perspectivas de desenvolvimento para o município. Estão em tratativas junto ao poder público, universidades e setor privado a constituição de um cluster da saúde, que atrairá diversas empresas de alta tecnologia para o desenvolvimento de equipamentos para o setor de saúde.

Atualmente, então, o município conta com  um dos maiores, mais diversificados e mais modernos Parque Tecnológico, como também um dos maiores Pólos Industriais do país, nos setores metalmecânico (motosserras, ferramentas,armas, autopeças, armas, equipamentos agrícolas e cinematográficos, bombas hidráulicas e elevadores), borracha, celulose e cordoaria, onde estão instaladas grandes empresas locais, nacionais e multinacionais.

O município conta também com duas universidades privadas de excelência, a EST e a UNISINOS, esta última considerada uma das melhores do país segundo o MEC. Também dispõe de uma rede de educação regular e profissional pública e privada de ensino médio de excelente nível, que forma técnicos nas áreas agroflorestal, metalmecânico, informática e saúde, além de instituições como o SENAC que oferece diversos cursos técnicos e de qualificação profissional.

Além disso tudo, São Leopoldo dispõem de espaços para eventos de diversos portes e modalidade em áreas pública e privadas, como o Parque Recreativo do Trabalhador, o Ginásio Municipal com capacidade para 4400 pessoas sentadas, o Centro Municipal de Eventos com capacidade aproximada para 3 mil pessoas, os salões dos históricos e centenários clubes sociais como a Ginástica e o Orfheu com capacidade aproximada de 800 pessoas, diversos auditórios de universidades, escolas, sindicatos e associações, sendo o maior deles o auditório Padre Werner (UNISINOS) com capacidade de 720 lugares. Temos um uma rede hoteleira em expansão com aproximadamente 1000 leitos, uma das noites mais badaladas da região metropolitana, com uma ampla e variada gastronomia que se expressam na diversidade de bares, cafés, restaurantes e cervejarias artesanais.

O município possui também vários espaços de lazer e cultura, como Shopping Center com várias salas de cinema e praça de alimentação, biblioteca com espaço para exposições artísticas e teatro municipal, um dos maiores parques ambientais urbanos do país (Parque Imperatriz) que disponibiliza espaços de lazer, esporte e trilhas ecológicas, várias praças e parques públicos arborizadas e com espaço para esportes e lazer e vários quilômetros de ciclovia.

São Leopoldo está situada estrategicamente no corredor entre a Capital e a Serra Gaúcha, distante  34 Km de Porto Alegre, tendo ligação direta por via rodoviária e metroviária com o aeroporto, a rodoviária, o porto e o centro da capital. Atualmente conta com aproximadamente 230000 habitantes, tem o 9º PIB do estado. A cidade dispõem de serviço municipal de água e esgotos, Corpo de Bombeiros, Batalhão da Brigada Militar (25º BPM) Hospital Público Municipal 100% SUS, Hospital Dia UNIMED e UPA 24h.

São Leopoldo,portanto, considerada oficialmente o Berço da Imigração Alemã no País, começa  nesse momento organizar os preparativos para as comemorações do seu Bicentenário,  reafirma suas origens germânicas, mas também uma cidade aberta a imigração, pluri-étnica, moderna e cosmopolita. Uma cidade preocupada com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a pluralidade e a diversidade cultural.


de

0