SÃO LEOPOLDO | Entenda os benefícios disponíveis para quem foi atingido pelas enchentes

25/05/2024

Créditos: Arte Scom

Os moradores de São Leopoldo, atingidos pelas enchentes das últimas semanas, podem se inscrever nos auxílios do Governo do Estado, Volta Por Cima e PIX SOS Rio Grande do Sul, que irão pagar aos beneficiários, R$ 2,5 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Outro auxílio que está disponível é o Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, que pagará R$ 5,1 mil aos contemplados.

Cada família poderá ser contemplada por apenas um benefício estadual, e para se inscrever, é necessário ter cadastro no CadÚnico. Para o Auxílio Reconstrução o cadastro pode ser efetuado pelo site

www.ajudatche.com/cadastrar

Entenda os auxílios

O Volta por Cima pagará o valor de R$ 2,5 mil para famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas durante as cheias. O cadastro no auxílio é automático para os beneficiários do CadÚnico e será pago através do Cartão Cidadão. Para aqueles que não possuem o documento, ele será emitido automaticamente e poderá ser retirado na agência do Banrisul designada no município, a partir do dia 5 de junho. Os recursos são do tesouro direto.

Para saber se foi contemplado, acesse o link:

Já o Pix SOS Rio Grande do Sul pagará R$ 2 mil para as famílias que precisaram deixar suas casas por causa da enchente. O benefício contempla cadastrados no CadÚnico ou CAF (Cadastro Nacional de Agricultura Familiar), com renda familiar de até 3 salários mínimos. Segundo o Governo do Estado, foram identificadas até o momento 25,5 mil famílias para receber o benefício. A entrega dos cartões está acontecendo com data previamente agendada pelo estado com cada município. As datas dos próximos municípios ainda não foram divulgadas.

Para saber se foi contemplado, acesse o link:

O Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, pagará R$ 5,1 mil para todas as famílias atingidas pelas enchentes. A partir do dia 27, as famílias poderão acessar uma aba no site do Governo Federal para conferir os seus dados, que serão enviados gradativamente, e fazer a validação e solicitação do Auxílio. A prefeitura encaminhará esses dados para a plataforma do Governo Federal, que fará o cruzamento dos dados. O cadastro trata-se de uma autodeclaração com a devida responsabilidade cível e criminal sobre os dados fornecidos. Para se cadastrar é só clicar no link abaixo e seguir o passo a passo:

www.ajudatche.com/cadastrar

- Preencha o CPF do responsável familiar, preferencialmente a mulher chefe de família;
- Insira nome, data de nascimento e telefone do responsável;
- Preencha os dados dos demais membros da composição familiar;
- Preencha os dados do seu endereço;
- Finalize e salve o cadastro.

O número do protocolo do cadastro será gerado na tela.

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo