São Leopoldo vai investir R$ 17 milhões no Agiliza Saúde São Léo com a realização de mais de 23 mil consultas especializadas, exames e cirurgias

Créditos: Thales Ferreira

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), lançou na manhã desta sexta-feira, 22 de março, o Programa Agiliza Saúde São Léo. O objetivo é agilizar e garantir o atendimento para a população que aguarda por algum tipo de regulação dos serviços oferecidos na área da saúde, com a realização de 12.694 consultas especializadas, 7.570 exames e 3.100 cirurgias, com plano de execução em até seis meses.

A meta do plano de ação do Agiliza Saúde São Léo também é garantir os procedimentos necessários a partir do aumento da demanda gerada pelos atendimentos na média e alta complexidade, uma vez que o Município ampliou a Atenção Básica e realizou a informatização da saúde.

O chamamento dos usuários será por meio da fila de pacientes já cadastrados e que aguardam procedimento pelo Sistema GERCON (Gerenciamento de Consultas). Em caso de mudança ou telefone, os usuários deverão atualizar o cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

“A prefeitura de São Leopoldo realiza 70% dos investimentos na saúde do Município, nenhuma outra cidade do Estado faz esse tipo de investimento. Isso é a opção que fazemos, de cuidar da vida das pessoas. Vivemos um problema estrutural na nossa cidade, através dessa situação do vírus da dengue, postos que antes atendiam 150 pessoas por dia, passaram a atender 400 pessoas, isso causa um desgaste nos funcionários da saúde. Precisamos entregar esse programa pelo bem da população que mais precisa desses procedimentos, nós vamos salvar a vida dessas pessoas através desse projeto, mas pra isso vamos precisar dar as mãos e trabalhar em conjunto”, reforçou o prefeito Ary Vanazzi.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 17 milhões, oriundos do repasse extra do Governo Federal, por meio da Resolução nº 661/23 e complementação do Município. Os recursos federais foram capitaneados por meio de um levantamento realizado pelas equipes técnicas da Semsad e Fundação Hospital Centenário, que comprovou a execução de produção de serviços, para além dos valores já custeados pelo Governo Federal, permitindo a complementação dos recursos. “Em algumas especialidades iremos conseguir atender a todas as pessoas que estão nas filas de espera nesse momento e ainda abrir mais vagas para a população. Não há nenhuma especialidade em que ficamos sem cobrir pelo menos 80% da demanda. Fizemos um investimento de R$ 2 milhões para a qualificação do bloco cirúrgico no Hospital Centenário, para garantir a realização desses procedimentos”, garante a secretária municipal da Saúde, Andréia Nunes, que apresentou as ações durante o evento de lançamento do Agiliza Saúde São Léo.

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, recordou os momentos difíceis da pandemia da Covid-19 e o atual cenário dos casos de dengue em São Leopoldo, projetando as ações em saúde do governo municipal. “A gente tem enfrentado desde o início da gestão do prefeito Vanazzi uma série de problemas relacionados à saúde, seja no enfrentamento ao Covid, e agora enfrentamos a dengue, e pedimos o apoio da comunidade leopoldense, pois é juntos que iremos superar esse vírus. Esse programa irá garantir à população mais de 23 mil procedimentos, são 17 milhões investidos em seis meses, nós temos a consciência da dor do nosso povo, por isso iremos realizar esses atendimentos para beneficiar a população que tanto necessita”, afirma Spolaor.

O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, parabenizou o esforço dos profissionais da saúde do Município pelo comprometimento. “Quero saudar aqui a toda equipe do Hospital Centenário, que está trabalhando 24 horas por dia para atender a população, esse é um momento histórico e inusitado, por isso o trabalho em conjunto das instituições, da prefeitura, da Secretaria de Saúde, do Governo Federal e da comunidade, é tão importante para o enfrentamento a esses tempos difíceis que estamos vivendo”, disse.

Estiveram presentes no lançamento do Agiliza Saúde São Léo: vereadora Ana Affonso, vice-presidente da Câmara de Vereadores; vereadores Lemos, Brasil Oliveira; vereadora Jussara Lanfermann; secretários de governo: Eliene Amorim (Política para as Mulheres); Karina Camillo (Habitação); Anderson Etter (Meio Ambiente); Giselda Matheus (Segurança Pública); Pedro Porto, Procurador-Geral do Município; Paula Suseli Silva, diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde; Clairton da Fé, vice-presidente Financeiro do Hospital Centenário (HC); Aguinaldo Cavedon, vice-presidente Administrativo do HC; e representantes de conselhos municipais e profissionais da área da saúde.

[Fotos: Thales Ferreira | Texto: Lisandro Lorenzoni (Jornalista MTb. 12.480) e Bernardo Almeida – Estagiário de Jornalismo | Scom/PMSL]