Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Conferência Municipal de Igualdade Racial propõe políticas públicas de combate ao racismo

23/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Thales Ferreira



A 7ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial foi realizada nesta sexta-feira, 22 de março, com o tema “Década dos Afrodescendentes (2015 a 2024): Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminação Múltipla ou Agravada”. O evento reuniu representantes do governo municipal, Câmara de Vereadores e sociedade civil na Escola de Gestão Pública da Prefeitura. 

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR), Itamaris Furtado Dias, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de representar a entidade Associação Criança e Adolescente Ellen Rosa (Acaer) e o Conselho. 

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou a importância da organização social para que os direitos sejam assegurados e sobrevivam ao desmonte do Estado, à tirania daqueles que não querem incluir a população mais pobre. Para Vanazzi, a 7ª Conferência é uma conquista, pois indicará encaminhamentos para reforçar e avançar nas políticas em São Leopoldo, que já tem um arcabouço jurídico de combate ao racismo e do preconceito, referência para outros municípios do Rio Grande do Sul. “A Conferência tem que apontar um caminho de avanço do ponto de vista das políticas sociais, da política de direitos não só na cidade de São Leopoldo, mas também tem que avançar a ponto de vista do conceito dos valores da democracia, do respeito isso tem que reverberar na escola, tem que ver reverberar no time de futebol, na igreja”, enfatizou. 

A secretária de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, destacou que as pessoas reunidas na conferência vieram contribuir para os avanços das políticas públicas. “Quando a gente fala em justiça, é uma justiça de 388 anos, de dor e tristeza, uma justiça que ainda a gente luta diariamente em busca de reconhecimento, não apenas da palavra, mas reconhecimento em ações, nos espaços, dentro da história, das universidades, um reconhecimento dos povos de matriz africana, reconhecimento pelas lutas e por todos aqueles que morreram, muitas vezes à base de chicote”, ressaltou a secretária. Nadir falou que ainda estamos aprendendo com as pessoas que vieram antes de nós. Ela lembrou que houve a separação dos povos africanos em diferentes navios, quando foram trazidos para ser escravizados, para que não pudessem se comunicar e se manifestar e enfatizou que atualmente os povos devem se unir para combater o racismo e esta luta deve ser de todas as pessoas, não apenas das pessoas negras.

A chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral Jacob, enfatizou que para construir uma sociedade mais igualitária há a necessidade de compreender o papel que cada estrutura socioeconômica desempenha na reprodução da discriminação a fim de desenhar estratégias eficazes para o seu enfrentamento estrutural e sistêmico. “A Conferência oportuniza um debate qualificado com um espaço de escuta e trocas para transformar essa triste realidade de racismo e violação de direitos”, ressaltou.  

O secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, frisou o compromisso do governo com uma sociedade igualitária. “Estamos juntos nessa luta por um mundo de igualdade, de justiça e de fraternidade. A definição do prefeito Vanazzi de ter uma Secretaria de Direitos Humanos, de fomentar as conferências e a conferência da igualdade racial é para dizer que o mundo que nós queremos construir, é este mundo que repara dívidas históricas e que traz para frente para dar voz, para dar vez, para todos e para juntos olharmos para o futuro e construirmos um mundo cada vez melhor”, declarou.

A vereadora Ana Affonso, vice-presidente da Câmara de Vereadores, comentou sobre a importância da conferência como um espaço de reflexão sobre o Município, o quanto tem avançado nas políticas públicas e para eliminar a discriminação racial. Ana Affonso frisou ainda a necessidade do resgate da história da população negra que contribuiu na construção de São Leopoldo e avaliou aspectos do contexto que envolvem a promoção da igualdade racial, seus desafios, para a gestão municipal e as políticas do Governo do Estado e do Governo Federal necessárias para impulsionar as ações locais.

Após a fala das autoridades na mesa de abertura, foram organizados grupos de trabalho divididos por temáticas para apontar diretrizes para definição de políticas públicas para combate do combate ao racismo, para inclusão, entre outras indicações que possam promover a igualdade racial. 

Entre as autoridades também estavam presentes o secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo, a secretária de Políticas para Mulheres, Eliene Amorim, a coordenadora do Centro Jacobina, Yara Stokmanns, e o Ouvidor municipal, Daniel Passaglia. 

A apresentação musical foi do cantor e compositor Flávio Farias. Ele apresentou composições de música popular brasileira conhecidas e composições próprias. O evento teve tradução de libras feita por: Thales Moreira e Anidria Ramos.

A 7ª Conferência foi coordenada pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), através do Departamento de Igualdade Racial, e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR).

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas