História, passado e futuro se encontram no Congresso do Bicentenário em São Leopoldo

Créditos: Thales Ferreira

Os 200 anos de história do município e da chegada dos imigrantes a São Leopoldo vão compor os debates do Congresso do Bicentenário, que acontece de 25 a 27 de março, no Auditório do Prédio H, nas Faculdades EST. A abertura oficial da programação foi realizada na manhã de hoje, 25, reunindo autoridades de diversos segmentos do governo e sociedade civil.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, fez sua saudação agradecendo a presença dos participantes e painelistas. “Temos um desafio muito grande em 2024, quando a cidade completa 200 anos e a chegada dos imigrantes alemães. Nós temos orgulho desta história, deste legado e isto nos leva a fazer reflexões profundas sobre o que teremos que fazer daqui para a frente do ponto de vista estrutural, cultural, do ponto de vista da humanidade, de cuidar da vida, de cuidar das pessoas”, ressaltou.

Para Vanazzi, um dos principais desafios é fortalecer a democracia e construir uma cidade integradora. “São as relações democráticas que nos permitem conviver com as divergências e construir sínteses que nos elevam para outro patamar humanitário”, frisou ao destacar que desta forma se constrói uma cidade culturalmente diversa, onde as pessoas se entendem e se compreendem, uma cidade que cresce e evoluiu dentro dos patamares modernos.

O prefeito Vanazzi ressaltou ainda o caráter acolhedor da cidade, que recebeu aqui os primeiros alemães e segue acolhendo migrantes de vários países que são tratados com respeito aos seus direitos. “Queremos que efetivamente a cidade seja uma cidade de todos, que possa viver plenamente o sentido da vida, o sentido do amor, da fraternidade e do carinho entre nós, assim será uma grande cidade econômica, cultural e historicamente”, projetou.

O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), coordenador do Comitê Municipal do Bicentenário, Marcel Frison, agradeceu a parceria das Faculdades EST para realização do Congresso e destacou a participação do neurocientista, referência internacional, Miguel Nicolelis, que palestrará nesta terça-feira, 26. “Temos a missão de conseguir neste processo o que a gente se propôs lá em 2023 que é fazer um congresso que vai discutir o passado, a nossa rica história desses 200 anos da imigração alemã, da história de São Leopoldo, e também vai discutir e aprofundar questões de futuro”, enfatizou Frison ao projetar a importância dos temas que vão compor o congresso.

O diretor-geral das Faculdades EST, Valério Schaper, falou sobre o propósito que move este Congresso do Bicentenário. “A Faculdades EST está muito honrada de fazer parte desta jornada criativa. Que esse congresso possa não apenas refletir sobre o passado como ele foi, mas todos potenciais futuros que se desenham para os próximos 200 anos”, disse.

A solenidade contou ainda com os pronunciamentos do secretário Anderson Etter, do secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, da presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Iara Cardoso, e do professor-doutor em História, Martin Dreher, que contextualizou a história dos imigrantes alemães que se fixaram em São Leopoldo e a sua contribuição, especialmente com a agricultura familiar.

Anderson Etter falou sobre os desafios para projeção do futuro principalmente no que se refere à preservação ambiental, às mudanças climáticas e o aquecimento global. Já o secretário Spolaor ressaltou a importância de refletir passado, presente e futuro, a partir da construção dos antepassados, com olhar para os povos que estão aqui, e a projeção de um futuro com partilha constituindo uma cidade para todos.

Entre os participantes estavam a presidente da Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, o presidente da Rota Romântica da Alemanha, Jürgen Wünschenmeyer, e o presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), José Nunes. Os palestrantes alemães que estarão na programação na tarde de amanhã do evento: Dr. Stephan Treuke, Dra. Uta Karrer e o sociólogo Klaus Lauck, também se fizeram presentes na abertura. Vários secretários municipais e a corte da São Leopoldo Fest 2023 também acompanharam a cerimônia.

Linha do Tempo

Montada em frente ao prédio H, uma sequência de dez painéis traz uma síntese de fatos históricos dos 200 anos do município. O trabalho foi realizado com contribuição do secretário Marcel Frison e historiadores.

Foto: Thales Ferreira | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]