Nome do Barco Escola da Semmam é divulgado em primeira vistoria do Prefeito Vanazzi

Créditos: Estevan Benacchi

Na quarta-feira, 27 de março, o prefeito Ary Vanazzi realizou sua primeira vistoria da construção do Barco Escola da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), em Navegantes, Santa Catarina. Com a visita, o nome escolhido para o Barco Escola é finalmente revelado ao público: Peixe Dourado.

O peixe dourado é uma espécie indicadora que precisa de água limpa e da integridade ecológica do sistema onde vive. Como predador de topo, ele necessita das outras espécies como presa para sobreviver. Quando o conjunto destes fatores está desequilibrado, a população do dourado diminui, como ocorreu nas últimas décadas.

O barco escola será um protagonista chave da educação ambiental na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, levando o nome de uma espécie ameaçada e carregando uma mensagem de recuperação do rio.

O prefeito Vanazzi foi acompanhado pelo titular da Semmam, Anderson Etter, e pelo coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo, Everson Gardel.

O Barco

O projeto visa viabilizar uma embarcação que servirá de espaço para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização ambiental. O barco está sendo construído no estilo catamarã com uma sala de aula que comporta até 66 pessoas.

[Foto: Estevan Benacchi | Texto: Luis Guilherme Zambrzycki - Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Lisandro Lorenzoni - Jornalista MTb.12.480 | Scom/PMSL]