Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Congresso do Bicentenário aborda estratégias de conservação do meio ambiente em São Leopoldo

27/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Isabel Froehlich



A segunda mesa redonda desta quarta-feira, 27 de março, do Congresso do Bicentenário, abordou o eixo temático dos desafios da Governança local frente à inundação e à escassez hídrica. A palestra, sediada no auditório da Faculdade EST, foi moderada pelo promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de São Leopoldo, Ricardo Schinesck, e apresentada por especialistas na área ambiental e hídrica. 

Projeto de implantação de cidades esponjas 

Presidente do Comitê Sinos e diretora de Operações do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Viviane Feijó Machado, contou sobre o processo de elaboração do Projeto Verde Sinos, que visa a recomposição da mata ciliar em trechos que integram as estruturas dos corpos de águas que pertencem a bacia do Rio dos Sinos, e tem como foco principal as chamadas cidades esponjas, regiões que estão preparadas para absorver, com a paisagem natural, toda a carga hídrica que a chuva pode carregar e, dessa forma, possam recuperar o lençol freático. “A ideia principal é que reconhecemos quais são as ações e políticas públicas necessárias para que tenhamos capacidade de enfrentar as mudanças climáticas”, salientou Viviane.

Sistemas de monitoramento de áreas protegidas 

O gestor do Parque Imperatriz Leopoldina, César Marques Pereira, palestrou acerca da importância de investimentos e estudos na implantação de projetos com o objetivo de monitorar as áreas naturais, com a visão de preservação e conservação do meio ambiente no município de São Leopoldo. A temática foi tratada através da apresentação do Programa de Preservação Hídrica e das Sub-Bacias Pró-Arroios, que busca realizar levantamentos da situação hídrica da região para controle e proteção das bacias. 

[Foto e Texto: Isabel Froehlich - estagiária de Jornalismo | Supervisão: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb 12.480 | Scom/PMSL]
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas