Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Sedhu e UBM participam de atividade alusiva ao Dia da Mulher na Escola Polisinos

28/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação



As representantes da Secretaria de Direitos Humanos, a secretária Nadir Maria de Jesus, a diretora de Políticas de Direitos Humanos e coordenadora da União Brasileira de Mulheres em São Leopoldo, Salete Souza, e a chefe de Gabinete, Basilia Cantanhede, fizeram uma palestra alusiva ao Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A atividade foi organizada pela Escola Estadual de Ensino Médio Polisinos e reuniu alunos dos 1º anos do Ensino Médio na tarde desta quarta-feira, 27 de março. O convite partiu do professor da escola Orides de Souza.

A secretária Nadir falou sobre os direitos das mulheres e da discriminação de gênero e racial. Ela destacou a importância da valorização das mulheres e a necessidade de que ocupem todos os espaços. “Quando falamos, debatemos sobre a temáticas das mulheres, temos que nos perguntar: de quais mulheres estamos falando? Na pirâmide social as mulheres negras estão na quarta posição e quando se trata das mulheres indígenas, estas nem aparecem na pirâmide. Temos que lutar para que aconteçam as mudanças e que todas as mulheres sejam respeitadas, tendo todos seus direitos defendidos e fortalecidos”, ressaltou. 

Salete Souza falou sobre o trabalho da UBM na construção de políticas públicas efetivas para enfrentamento às violências, proteção das meninas e mulheres a criação de espaços seguros para que as mulheres possam transitar sem riscos para elas e seus filhos e filhas. Assim como destacou a importância das mulheres ocuparem os espaços de poder e decisão, de ocupar os conselhos, associações, se organizarem dentro dos coletivos.

Na palestra também foi ressaltada a Lei Não é Não, lei federal 14.786, de 28 de dezembro de 2023, que busca prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher e para proteção à vítima. A lei prevê a implementação do protocolo “Não é não” no ambiente de casas noturnas e de boates, em espetáculos musicais realizados em locais fechados e em shows, com venda de bebida alcoólicas. 

A Polisinos planejou várias atividades durante o mês de março, em alusão ao Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março. 

[Foto: Divulgação | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas