Três escritoras participam da abertura do LeiturAção 2024 para Anos Finais e EJA

Créditos: Diogo Garcia Fernandes

Professores de português e responsáveis pelas bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino foram recebidos na tarde desta quinta-feira, 18 de abril, para a abertura do programa LeiturAção 2024, etapa Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade ocorreu no Auditório do Espaço Sicredi (avenida Feitoria, 5070 - bairro Feitoria, São Leopoldo).

Durante a tarde os presentes puderam assistir palestra com três escritoras: a jornalista Cassiana Pizaia, a Profª. Drª Sabrina Vier e a Profª. Drª Márcia Duarte. Além de falar sobre suas obras e sobre a importância da pesquisa e da história como referências na literatura, houve momentos de interação onde o público pode fazer perguntas as autoras.

O LeiturAção é um programa de incentivo à leitura da rede municipal de São Leopoldo. Neste ano, contará com um time de mais de 50 escritores, escolhidos pelas escolas. Desenvolvido pela Secretaria de Educação de São Leopoldo (Smed), é uma política pública municipal que promove a cultura do livro desde o berçário à Educação de Jovens e Adultos, atingindo milhares de estudantes da rede.

As próximas etapas do programa incluem formações e a decisão das escolas do autor/autora nacional que será referência em sua instituição e também das obras que serão adquiridas para a biblioteca por meio da ação. A partir de agosto iniciam os bate-papos com escritores e estudantes.

“Ficamos extremamente satisfeitos ao ver a evolução que podemos construir com o LeiturAção, como ele foi se aperfeiçoando e crescendo a cada ano. Hoje, é uma política pública garantida para as escolas municipais de fomento a literatura e a leitura. O livro é uma importante ferramenta pedagógica, pois com ele cria-se o hábito da leitura, aprimora-se o vocabulário e amplia-se a construção textual”, comenta a secretária municipal de Educação, professora Renata de Matos.

Abertura para Educação e Anos Iniciais ocorreu dia 16

Na terça-feira, 16 de abril, a escritora de "Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil", Kiusam de Oliveira, foi a palestrante da abertura do Programa Leituração 2024 – etapa Educação Infantil e Anos Iniciais. Ela esteve no Teatro Municipal e conversou com equipes diretivas, professores da sala múltipla, da biblioteca, entre outros.

[Foto e texto: Jornalista Diogo Garcia Fernandes - MTb. 15.617 | Comunicação Smed | Scom/PMSL]