Sueli Angelita da Silva é a nova presidenta do Compotma

Créditos: Divulgação

A nova presidente do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Compotma) de São Leopoldo, Sueli Angelita da Silva, tomou posse nesta quarta-feira, 17. A definição da nova mesa diretora e o relatório da conferência foram apresentados em uma reunião on-line realizada pelo google meet.

A 2ª Conferência Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Compotma) ocorreu no início do mês, promovida pela Prefeitura, por intermédio do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), e pelo Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Compotma).

A secretária Adriângela Cabral Jacob ressalta que através do Compotma se promove o diálogo e a cooperação entre a comunidade africana e outras comunidades étnicas ou grupos dentro da cidade. “Desta forma ajuda a desenvolver a compreensão mútua, a diversidade e a coesão social. O conselho de matriz africana desempenha um papel crucial na promoção da representação, participação e defesa dos interesses da comunidade africana na política municipal, contribuindo assim para uma governança mais inclusiva e equitativa”, afirma.

Fazem parte do Compotma:

Ilê Xangô Oju Oba
Ilê Reino de Iemanjá e Ogum Abassê
Ilê Filhos dos Ventos
Centro Umbanda Xangô da Mata Virgem
Ylê de Oxalá
Ilê Axé Reino de Xangô e Oxalá
Tenda de Umbanda Caboclo do Sol
Centro de Umbanda Cacique Pai Zuri
Ilê Axé Oyawoyê
Ilê dos Orixás
Ilê D’Nanâ