Trilha Urbana é realizada no Museu do Rio dos Sinos

Créditos: Luis Guilherme Zambrzycki

Na quinta-feira, 18 de abril, o Museu do Rio dos Sinos recebeu a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jesus Menino para realizar a Trilha Urbana Caminhos do Rios dos Sinos.

A atividade contou com 42 alunos da educação infantil e faz parte do projeto "Minha Cidade, Nossos Caminhos", coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) através do Núcleo de Educação para a Sustentabilidade na Cidade (Nesc).

“Na nossa escola temos o projeto “Os Caminhos do Rio”, como parte do “Minha Cidade, Nossos Caminhos”. Ele visa explorar o entorno do rio, incluindo a fauna, a fluência e as enchentes, para promover a conservação do meio ambiente para as crianças. São crianças de 5 a 6 anos que trouxemos para observar a importância do rio, conscientizando sobre a sujeira, construções e cuidados necessários. O objetivo é incentivar o cuidado com o meio ambiente e com a nossa cidade, incluindo aspectos de iniciação científica, como entender as enchentes e o impacto nas espécies animais”, explicou a professora de educação infantil, Ana Cristina Pedroso.

A estudante da educação infantil, Clara Rodrigues Monteiro, de 5 anos, contou o que aprendeu na visita. “Viemos aprender a cuidar do rio, porque queremos ver ele limpo e sem lixo. Não podemos jogar lixo no rio”, disse.

[Foto e texto: Luis Guilherme Zambrzycki - Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480 | Scom/PMSL]