Em reunião, prefeito Ary Vanazzi discute novas ações voltadas à pessoa idosa em São Leopoldo

Créditos: Pâmella Atkinson

O prefeito Ary Vanazzi recebeu nesta sexta-feira, 19 de abril, representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos (CMDDI). O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e teve como tema o debate sobre a ampliação e criação de novas políticas públicas para a pessoa idosa no município.

Após recuo durante a pandemia da Covid-19, os índices de expectativa de vida no Brasil voltaram a crescer, hoje estima-se que a expectativa média do brasileiro seja de 75,5 anos (dados do Censo do IBGE/2022). Com isso, as medidas para a preservação e melhorias na qualidade de vida dos idosos passam a ser ainda mais urgentes para o município. "Precisamos, dentro das políticas municipais, de ações de prevenção e proteção à pessoa idosa", declarou o prefeito.

Durante a reunião, Vanazzi sugeriu a criação de um comitê intersetorial, entre as Secretarias da Saúde (Semsad), Assistência Social (SAS) e Direitos Humanos (Sedhu), que hoje são os principais setores ligados às políticas para a pessoa idosa no município, e a sociedade civil. A partir disso, serão implementadas novas ações voltadas para a qualidade de vida dos idosos e sua inclusão à sociedade.

[Texto e foto: Pâmella Atkinson - Estagiária de Jornalismo | Supervisão: Lisandro Lorenzoni - Jornalista MTb.12.480 | Scom/ PMSL]