Representantes de São Leopoldo participam de agendas do Flacma e do CGLU sediado na Costa Rica

Créditos: Divulgação

A Prefeitura de São Leopoldo participa do Comitê Executivo da Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e da Organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O evento tem como tema a “Unidade Latino Americana; Fortaleza Municipalista”.

O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Marcel Frison, e o secretário-adjunto da Secult, Jari da Rocha, representam o prefeito de São Leopoldo e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, nestes eventos.

Na terça-feira, 17, ocorreram agendas visando à construção de cidades mais sustentáveis através da troca de experiências entre os países participantes do evento. Na parte da manhã foi realizado o seminário Cidades Sustentáveis - Promoção Flacma e Cglu, onde foi apresentado o conceito de super cidades ou cidades que somam a inteligência artificial com a inteligência humana potencializando seus desenvolvimentos. Foram apresentadas as experiências de locais que aplicam esse tipo de tecnologia: Barcelona, Madrid, Cingapura e Málaga.

Já na parte da tarde foram feitas reuniões com representantes da CGLU. Uma delas sobre o posicionamento da instituição a respeito do direito a água no Fórum Mundial da Água realizado no mês de maio em Bali na Indonésia. Outra reunião teve o intuito de debater questões relativas ao “problema” de movimentos migratórios na América Latina. Para além dos encontros oficiais, a comitiva de São Leopoldo também realizou reuniões bilaterais, com Juan Matteo, da Federação Argentina de Municípios (FAM) e com o secretário geral da CGLU seção Eurásia, Rasikh Sagitov, para trocar experiências, e discutir e preparar a integração da Associação Brasileira de Municípios (ABM) no processo dos BRICS em evento que ocorrerá na Rússia no segundo semestre, processo que permitirá que os municípios possam acessar recursos do Banco dos BRICS. Além disso, a comitiva de São Leopoldo se reuniu com Jorge Rodrigues e a secretária técnica do Mercocidades, Mariela Couto, para encaminhar o processo de divulgação do Seminário Internacional do Orçamento Participativo e também do convite para os municípios integrantes do Mercocidades participarem da Motic que será realizada no final deste ano.

Na quarta-feira, dia 18, a comitiva de São Leopoldo participou da abertura oficial do encontro da CGLU realizada no Teatro Nacional da Costa Rica, na cidade de São José, com todas as delegações reunidas e com a participação do vice-presidente costa-riquenho, Epsy Campbell Barr. Após isso, a delegação leopoldense fez uma visita ao Museu Nacional da Costa Rica, com apresentações culturais, onde houve uma troca de ideias com representações do mundo todo.

Nesta quinta-feira, 19, outras atividades marcaram o encerramento deste encontro, que trouxe grandes debates e trocas de experiências entre os representantes de cidades de todo o mundo e possibilidades de investimento destes países para São Leopoldo.

[Foto: Divulgação | Texto: Bernardo Almeida – Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480 | Scom/PMSL]