Sedhu e Unisinos iniciam as aulas para a sétima turma do curso de Português para Migrantes

Créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) e o Programa de Educação e Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados (Tarin) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) estão promovendo as aulas da sétima turma do projeto de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), destinado aos migrantes. O curso é gratuito e está ocorrendo desde o dia 15 de março no câmpus da Unisinos em São Leopoldo. Esta edição conta com uma média de 33 alunos por aula, sendo a grande maioria falantes de espanhol. São migrantes cubanos, venezuelanos e haitianos matriculados neste semestre.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Adriângela Cabral Jacob, reafirma a importância do projeto. “É fundamental para promover a inclusão, a diversidade e a integração dos migrantes na sociedade, ao mesmo tempo em que fortalece a coesão social e contribui para o desenvolvimento econômico do nosso país”, enfatiza.

De acordo com a coordenadora do PLAc, professora Graziela Andrigheti, neste semestre, a turma irá desenvolver textos variados que contam suas histórias e a riqueza deste encontro de culturas que se somam e se adicionam em nossas cidades brasileiras. “Através destas produções, também trabalhamos estruturas linguístico discursivas do português que ajudam os migrantes para além das conversas e estudos das aulas de PLAc”, ressalta.

Para o cubano, Eduardo Hernandez, o projeto de Português como Língua de Acolhimento é excelente. Ele reside em São Leopoldo desde setembro de 2022, ano que veio para o Brasil. Hernandez é mestre em Ciências da Educação e Computação e atua como analista e desenvolvedor de IVR – área de telecomunicações e telefonia. “O curso é muito importante para nós aprendermos a nos desenvolver e relacionar na sociedade, no trabalho. Conhecemos as diferentes instituições onde nós conseguimos ajuda com os diferentes processos que nós temos que fazer como acolhimento no país. Também é fundamental porque o certificado se precisa para o processo de naturalização”, avalia.

As aulas encerram-se no dia 12 de julho. Para a oitava turma, que será realizada no segundo semestre, as inscrições abrem em junho.

Sobre o PLAc

O projeto foi desenvolvido pela iniciativa da Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Tarin.

[Foto: Divulgação | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Colaboração: Kauane Santos- estagiária de Jornalismo | Scom/ PMSL]