Prefeitura realiza ação preventiva no bairro Fião e Arroio da Manteiga

Créditos: Romeu Finato

O trabalho dos agentes de endemias da Prefeitura de São Leopoldo contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, segue forte nos bairros e na região central da cidade. Diariamente pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios são vistoriados. Onde há casos confirmados, ou até suspeitos, a Prefeitura realiza ações de orientação e eliminação mecânica de criadouros nas residências que ficam no entorno do local apontado. Foi o que ocorreu nesta terça-feira, dia 23, nos bairros Fião e Arroio da Manteiga. A prática é chamada de Pesquisa Vetorial Especial (PVE), indicada pelo Ministério da Saúde como ação de bloqueio.

A comerciante Isabella Back, moradora há 33 anos do bairro Fião, também fez sua parte: eliminou todos os resquícios de água parada e abriu a porta para receber a visita e a orientação dos servidores. "Importante esse trabalho do município, tem que fazer mesmo. Estou com uma amiga internada no hospital. Eu uso repelente todos os dias", afirmou.

No final da tarde, outra frente de trabalho atua na aplicação de fumacê com inseticida. Hoje o grupo percorre os arredores da rua das Begônias e 14 Bis, no bairro Santos Dumont. Amanhã será a vez da rua Frederico Mesquita (Arroio da Manteiga) e rua Pedro Lessa (Rio Branco). "É um trabalho diário, constante e que ganhou o reforço de novas frentes. Mas tudo isso precisa do apoio e da aderência da nossa comunidade para baixar esses índices", ressaltou o secretário da Saúde Julio Dorneles.
São Leopoldo contabiliza 7.942 casos da doença e 15 óbitos em decorrência da dengue.

Cronograma do inseticida

23 de abril - rua das Begônias e 14 Bis (Santos Dumont)

24 de abril - rua Frederico Mesquita (Arroio da Manteiga) e rua Pedro Lessa (Rio Branco)

25 de abril – rua Gaspar Silveira Martins e rua 15 de novembro (Santos Dumont)

26 de abril - rua Capão da Canoa (Feitoria) e rua Alberto Pasqualine (Jardim América)

27 de abril – rua Salvador e rua Souza Neto (Santos Dumont)

Denúncias

Moradores que tiverem denúncias de água parada devem contatar a Ouvidoria da prefeitura pelo telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h ou pelo e-mail ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial no Centro Administrativo (avenida Dom João Becker, 754, Centro), das 9h às 14 horas.

Cuidados dentro das casas e apartamentos

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Área externa de casas e condomínios

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;

- A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

- Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;

- Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.

[Texto e foto: Romeu Finato - Jornalista MTb.12.042 | Scom/ PMSL]