Força-tarefa realiza ações de desobstrução de árvores caídas nas vias públicas devido às fortes chuvas

Créditos: Divulgação

Entre as 10 horas de sábado, 27, e as 10 horas desta segunda-feira, 29, choveu um total de 86 mm, ultrapassando a média de chuvas do mês de abril dos últimos 30 anos (143mm), perfazendo um acumulado de 166 mm, segundo apurou a Defesa Civil de São Leopoldo. No pico do grande volume de chuva que teve início na tarde de sábado, no intervalo entre às 17h45 às 18h45, choveu 63mm em cerca de 1h, causando alagamentos em diversas ruas e avenidas de São Leopoldo.

Devido ao temporal, as equipes da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), estão realizando desde a noite de sábado (27), junto com a Defesa Civil e a RGE, ações de desobstrução de vias públicas, limpeza e atendimento de ocorrências registradas pela comunidade leopoldense. Até o momento foram cerca de 15 ocorrências de quedas de árvores, sendo Feitoria/Independência, o bairro com maior registro de queda de vegetais.

No Cemitério da Feitoria foram três árvores caídas, danificando 5 sepulturas. Segundo o superintendente de Revitalização Urbana da Semurb, Anilton Pereira, As equipes da Semurb devem fazer o recolhimento dessas espécies entre esta segunda e terça-feira dependendo das condições climáticas, bem como o conserto das sepulturas. Além das ações da Semurb, a Subprefeitura da Zona Leste realizou algumas limpezas de lixo extra domiciliar e limpeza das bocas de lobo. Ainda no sábado (27), equipes da Semurb trabalharam na religação de 18 semáforos, que tiveram problemas decorrentes de pane elétrica, causada por raios. A Defesa Civil entregou 30 lonas para moradores que tiveram suas casas atingidas pelos fortes ventos. Não há nenhuma família desabrigada ou desalojada.

Prefeito Vanazzi acompanha trabalhos na Casa de Bombas da  avenida João Corrêa

Em relação ao grande volume de água na cidade, as casas de bombas estão em pleno funcionamento. O prefeito Ary Vanazzi vistoriou, nesta segunda-feira, 29, a Casa de Bombas do Arroio João Corrêa e salientou a grande quantidade de lixo encontrado e pede a população que contribua nesse momento difícil.

“Não adianta a prefeitura investir nas casas de bombas, na captação de lixo, em tratamento de esgoto, se a população não faz seu trabalho. Estamos com nossas três casas de bombas (João Corrêa, Campina e Vicentina) a todo vapor, porém um forte acúmulo de lixo já foi recolhido pelas equipes das Casas, e isso dificulta bastante o trabalho, por isso pedimos a conscientização das pessoas para que possamos enfrentar esse problema”, afirma o prefeito Vanazzi.

A Defesa Civil de São Leopoldo alerta para chuvas e ventos fortes até quarta-feira, 1° de maio, e orienta a população para os próximos dias: em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

[Fotos: Divulgação | Texto: Bernardo Almeida – Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb. 12.480 | Scom/PMSL]