Representantes de São Leopoldo participam do 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus

Créditos: Divulgação

A diretora da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, Cristiane Banda de Moura Sauer, e a diretora do Museu do Trem de São Leopoldo, Alice Bemvenuti, estão representando a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) no 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus. O evento é promovido pela Prefeitura de Sapiranga e ocorre nesta segunda-feira, 29 de abril, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, naquele município.

O encontro reúne profissionais da área de cultura com o objetivo de criar um espaço de fortalecimento das bibliotecas públicas e museus administrados pelos municípios que integram as regiões do Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Serra Gaúcha. A realização tem como instituições parceiras a Associação Regional de Museus (Aremus), Conselho Regional de Biblioteconomia e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).

“Está sendo muito importante participar desse encontro regional, conhecer o que acontece nas bibliotecas das cidades vizinhas, a importância da afirmação de políticas públicas na área, a construção de associações, percebe-se nas dificuldades apresentadas, além de buscar autonomia nas ações”, destaca Cristiane Moura, que ressalta a meta para a formação de leitores, com o resgate de antigos cadastrados e possibilitar novos. “A leitura transforma e tem que ir até a comunidade”, enfatiza.

A diretora do Museu, Alice Bemvenuti, ressalta que “o 1º Encontro nasce da aproximação dos museus públicos regionais do Vale dos Sinos, Paranhana e Serra e das bibliotecas públicas e ganha força ao pensar ações e estratégias relacionadas ao cotidiano e aos enfretamentos das dificuldades de gestão. É linda a valorização de iniciativas das cidades e a troca de experiências entre os participantes”.

Estão participando das palestras, rodas de conversa e debates, secretários municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, diretores e gestores de Cultura, diretores e gestores de Patrimônio, museólogos, bibliotecários, atendentes e auxiliares de bibliotecas e museus, professores, contadores de história e demais profissionais que atuam nas bibliotecas públicas e museus das cidades contempladas.

[Foto: Divulgação | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]