Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Reunião de trabalho define ações da força-tarefa contra possíveis eventos climáticos nesta semana

29/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Lisandro Lorenzoni



A previsão de grande volume de chuvas, ventos fortes, descargas elétricas e risco de queda de granizo até o dia 2 de maio, segundo os institutos de meteorologia do Estado, colocou em alerta a força-tarefa da Prefeitura de São Leopoldo, formada pelas secretarias Geral de Governo (SGG), Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Obras e Viação (Semov), Semae, Defesa Civil e Subprefeituras da Zona Leste e Norte. 

As equipes destas secretarias estão atuando prontamente desde sábado (27) e madrugada de domingo (28), quando houve vento forte e um acumulado de chuvas muito grande em tão pouco tempo, o que ocasionou quedas de árvores, destelhamento de moradias e danos na rede elétrica. Segundo a Defesa Civil, de sábado até as 16h30 desta segunda-feira, choveu 112mm, e a previsão é de que na quarta-feira (1º/05) possa chegar a um acumulado de chuva de 60mm a 80mm, podendo chegar a 120mm/dia em municípios da Região Metropolitana. 

Na tarde desta segunda-feira (29), o prefeito Ary Vanazzi convocou uma reunião emergencial para tratar das ações de prevenção e mobilização, caso haja novos eventos desta natureza. A reunião de trabalho ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. “A ideia que estejamos preparados pelas informações que estamos recebendo dos institutos de meteorologia. Teremos quatro, cinco dias de muita preocupação e evidentemente estamos chamando a atenção da população. São momentos difíceis com mudanças climáticas radicalizadas nos últimos dois, três anos. Não queremos que a população e a prefeitura sejam pegas de surpresa. Estamos aqui para orientar as equipes nesta reunião de trabalho”, disse. Vanazzi reforçou a política de investimentos em infraestrutura que o governo municipal vem fazendo para prevenir alagamentos, como o alargamento das bacias na região da Vila Brás e Vicentina, criação de bacias de contenção no bairro Campina e Arroio da Manteiga e o desassoreamento de arroios no município, além de investimentos em obras de macrodrenagem. 

Ainda nesta segunda-feira, o prefeito Vanazzi esteve acompanhando o trabalho na Casa de Bombas do Arroio da João Corrêa. Ele alertou para a necessidade da população descartar corretamente o lixo e não jogá-lo nos arroios e bocas de lobo, uma vez que estão sendo retirados galhos de árvores, garrafas pets, sofás e pneus, que são levados pelos arroios até as casas de bombas. Até o momento, todas as casas de bombas estão operando normalmente.

Devido ao grande volume de chuva é possível que ocorra alagamentos pontuais em ruas e avenidas e que se formem lâminas de água nas vias públicas, que devem ser dissipadas pelas redes pluviais. O nível do Rio do Sinos marcava 3,26mts às 16h30 desta segunda pelo sistema ANA/CRPM e o status é de observação.

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

[Texto e foto: Lisandro Lorenzoni | Jornalista MTb. 12.480 | Scom/PMSL]   

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas